Ronaldinho Gaúcho e irmão presos no Paraguai podem ser soltos neste mês de agosto

A libertação do ex-jogador de futebol brasileiro Ronaldinho Gaúcho e do irmão Roberto Assis, que estão presos desde o dia 4 de março deste ano no Paraguai por porte de documentos falsificados, parece estar cada vez mais próxima. Desde o dia 7 de abril, os dois cumprem prisão domiciliar em um luxuoso hotel de Assunção, capital do Paraguai.

Inicialmente, os irmãos foram beneficiados pelo “critério de oportunidade”, uma oportunidade jurídica para aqueles que confessarem e não tiverem antecedentes no país vizinho. Porém, no dia 10 de julho, Ronaldinho e seu irmão sofreram uma nova derrota na Justiça, quando o Tribunal de Recursos indeferiu novo pedido de liberdade da defesa deles, mantendo-os na prisão domiciliar até então.

Mas essa história pode ter novos capítulos para um dos maiores craques do futebol mundial, é o que afirma o criminalista brasileiro Gil Ortuzal. O inquérito no Paraguai deverá ser concluído em 6 meses. O prazo vai expirar em agosto, e se o Ministério Público não apresentar novas acusações, Ronaldinho será solto. “Ouvi de excelentes advogados paraguaios que a solução do caso é iminente e que Ronaldinho será solto em breve. Conheço a cultura e suficientemente a legislação daquele país”, destacou Ortuzal.

O especialista ainda diz que a prisão de Gaúcho permanece em razão da investigação de outros supostos crimes, em especial lavagem de dinheiro. Porém, o criminalista diz que logo Ronaldinho estará livre. “Ele não é bandido de estimação como alguns querem rotular. Tenho convicção que ele vai sair”, completou.

Ronaldinho Gaúcho e o irmão, Roberto Assis, foram presos com carteiras de identidade e passaportes falsos no Paraguai no dia 4 de março. Eles iriam entrar no país dois dias antes. Nos primeiros dias de prisão, os irmãos chegaram a dividir uma cela de 18 m², com cama, televisão, geladeira e um ar-condicionado.

Após 32 dias, Ronaldinho e o irmão puderam cumprir a prisão no mesmo hotel, o Palmaroga, onde foram detidos. O quarto que recebe Ronaldinho tem uma TV de 55 polegadas e resolução 4K, além de uma cama king-size e uma banheira de hidromassagem.

O hotel ainda conta com uma academia de ginástica, que vem sendo usado pelo ex-Barcelona para manter a forma física. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a equipe de profissionais no hotel foi reduzida. Ronaldinho Gaúcho e o irmão são praticamente os únicos hospedes do local.