PM instaura inquérito para investigar policial, já governador manda afastar envolvidos. Ainda bem!

O vídeo em que aparece um policial militar agredindo uma mulher em Bonito (MS) chegou até o governador Reinaldo Azambuja, que já determinou o afastamento imediato de pelo menos dois PMs envolvidos diretamente no espancamento da empresária de 44 anos em 26 de setembro dentro de quartel na cidade.

Em nota enviada pelo Governo do Estado, “para o governador, ainda que tenha havido ocorrência de desacato e agressões aos policiais, são inadmissíveis a violência extrema e a conduta empregada na ação policial nestes casos, que já estão sob rigorosa investigação, em Inquérito Policial Militar”.

Imagens do circuito de segurança do quartel da PM em Bonito mostram, pelo menos, 4 policiais militares na cena do espancamento, mas apenas dois militares serão afastados enquanto durarem as investigações. O 2º tenente PM André Luiz Leonel, na época comandante do Batalhão de Bodoquena e subordinado a Bonito, dá socos, tapas e chutes na mulher já algemada, enquanto outro a segura na cadeira.

Um terceiro policial aparece atendendo outra pessoa, mas também não se manifesta contra as agressões. Apenas quando a 4ª PM, uma mulher aparece e segura André Leonel, é que as agressões acabam. Apesar do caso ter ocorrido há quase dois meses, segundo a PM, nenhum dos presentes na hora do espancamento denunciou o fato.

Tudo começou por conta de um pedido em restaurante de Bonito, que atrasou. Mãe de criança autista, a vítima diz que reclamou da demora, admite que perdeu o controle, mas conta que foi tirada pelos cabelos do hotel onde estava hospedada, durante a comemoração do aniversário.

Já a proprietária do restaurante alega que a mulher ameaçou pessoas, quebrou garrafas e disse que colocaria fogo no prédio. A Polícia Militar justificou a ação em nota, dizendo que “teve origem após uma equipe policial militar ser acionada para contê-la, em um restaurante daquele município, após a mesma, supostamente, ter ameaçado atear fogo no local, ameaçado de morte os proprietários e quebrado garrafas dentro do estabelecimento comercial”.

Porém, informou que André havia sido afastado apenas do comando do Batalhão. OAB e Defensoria Pública exigiram ontem o afastamento imediato dos PMs das ruas. Foi a segunda ação truculenta envolvendo André Leonel. Durante a última campanha eleitoral, vídeo também mostra ele pisando na cabeça de um homem já imobilizado em Bonito.

Veja o vídeo

 https://youtu.be/-oThLfoNBoc