Picaretagem sem limites! Denúncia ao Procon desarticula golpe do primeiro emprego na Capital

Uma denúncia de propaganda enganosa feita por um consumidor via WhatsApp para o Procon de Campo Grande conseguiu colocar fim a um golpe que estava sendo praticado por uma agência contra jovens com a oferta do primeiro emprego. Conforme informações do Procon, a empresa localizada na Rua 13 de Junho estaria prometendo emprego para os jovens que fizessem um curso a distância disponibilizado pela agência.

A equipe de fiscalização do Procon deslocou-se até o local, onde encontrou várias fichas de jovens em busca de seu primeiro emprego. Além disso, no momento da fiscalização, uma mãe e a filha que estavam na agência em busca de explicações sobre a vaga para a adolescente foram orientadas e encaminhadas a prestarem depoimentos.

Os fiscais constataram muitas irregularidades, mas a que chamou mais a atenção foi sobre vagas de emprego, atraindo os jovens até a agência, onde era oferecido um curso com a garantia que ao final dele seriam empregados. Com a constatação do golpe, o Procon acionou a Polícia Civil, que prendeu em flagrante a dona de empresa nesta segunda-feira (19).

Com a frase “Venha que você vai ter certeza do seu emprego”, a empresária garantia oportunidades que não existiam. De acordo com o Procon, mais de 30 pessoas já tinham feito o curso, que custava R$ 200,00 de entrada mais oito parcelas de R$ 144,00, porém não foram empregadas. A estratégia da dona da escola era de vender o curso com a garantia enganosa de que a pessoa sairia empregada automaticamente, porém isso não acontecia.

O curso de Educação a Distância (EaD) era verdadeiro e capacitava a pessoa para atuar na área de auxiliar administrativo em empresas, porém, a propaganda utilizada pela dona era enganosa. A maioria das vítimas eram jovens que buscavam o primeiro emprego. A pena para o crime de propaganda enganosa é de um a cinco anos de detenção e a multa deverá ser calculada após finalização do processo.

A dona da empresa declarou que tinha contrato com demais lojas para que aqueles que finalizassem o curso pudessem ingressar na vaga, mas agentes do Procon averiguaram a informação e não encontraram encaminhamento para nenhuma empresa associada.