Paraguai endurece medidas de restrição na fronteira e gera protesto e muita confusão

O Governo do Paraguai endureceu as medidas de confinamento na região onde o país vizinho faz fronteira com o Brasil por concentrar a maioria dos casos do novo coronavírus (Covid-19) e onde os serviços de saúde estão saturados. A situação é mais grave na região do Departamento do Alto Paraná, que faz fronteira com o Estado do Paraná, e, por isso, a área voltara à fase zero do confinamento por mais duas semanas.

O anúncio caiu como uma bomba nos moradores de Ciudad del Este, cidade paraguaia que faz fronteira com Foz do Iguaçu (PR), e os comerciantes da região saíram às ruas na noite de ontem (29) para protestar contra o Governo, o que gerou confusão. De acordo com informações das autoridades paraguaias, diversos moradores, empresários e trabalhadores realizaram uma manifestação pelas ruas da cidade.

A mobilização pede a reabertura do comércio, além da abertura da fronteira, sendo que os comerciantes reclamam da ausência de venda aos compradores brasileiros. Com o tumulto, equipes da Polícia local e Exército precisaram intervir, sendo que um quebra-quebra acabou se formando. No Departamento de Amambay, que faz fronteira com Mato Grosso do Sul, o temor é que a medida do Governo do Paraguai seja estendida para a cidade de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã (MS).