O dia que a Capital quase parou! Prefeito garante, “quem desrespeitar as medidas vai para a cadeia”!

“Essa noite eu tive um sonho, de sonhador maluco que sou. Eu sonhei com o dia em que a Terra parou, com o dia em que a Terra parou. Foi assim, no dia em que todas as pessoas do planeta inteiro resolveram que ninguém ia sair de casa, como que se fosse combinado em todo o planeta. Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém, ninguém”. Esse é o trecho de introdução da música “O dia em que a Terra parou”, de Raul Seixas e Claudio Roberto Andrade de Azeredo, mas podia muito bem descrever a situação de Campo Grande (MS) em razão das medidas tomadas pelas autoridades para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).

Desde sábado (21), os campo-grandenses tiveram de mudar a rotina, pois, para fazer com que todas as pessoas fiquem em casa e evitem o aumento do contágio do Covid-19, o comércio, as casas noturnas, os bares, os restaurantes, os shoppings centers, as academias de ginástica, os bancos, as escolas, as praças e os parques estão fechados e o transporte coletivo urbano não circula pelos próximos 15 dias. Além disso, foi decretado toque de recolher das 22 horas até às 5 horas do dia seguinte sob pena de quem desobedecer ser levado para a Delegacia de Polícia Civil mais próxima.

O prefeito Marquinhos Trad avisou que não será flexível com ninguém para não colocar toda a população em risco por causa de um número pequeno de pessoas que não estão se atentando às consequências da possível letalidade da doença. “Não seremos flexíveis, vamos encaminhar à delegacia. Você que é dono de bar e lanchonete, além de ter problemas com a Polícia, terá problema administrativo, porque nós vamos caçar seus alvarás”, alertou.

O que abre

Para garantir o abastecimento de alimentos das pessoas que estão em quarentena, apenas o supermercados e atacadistas estão abertos, bem como as farmácias, conveniências, postos de combustíveis e revendedoras de gás de cozinha e água mineral.

A medida tomada pelo prefeito, com aval do governador Reinaldo Azambuja, foi motivada pelo avanço da doença no Estado de São Paulo, onde centenas de casos estão sendo registrados quase que de hora em hora e o número de mortes também não para de aumentar. Até ontem (22), o número de casos em Mato Grosso do Sul está em 21, sendo 18 na Capital, um em Sidrolândia e um em Ponta Porã.

A Prefeitura de Campo Grande também determinou a suspensão, pelo período de 20 dias, a contar a partir desta terça-feira (24), de todas as atividades do Terminal Rodoviário de Campo Grande. A necessidade da suspensão das atividades do Terminal Rodoviário de Campo Grande, dá-se para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

Além disso, o prefeito criou o comitê municipal de enfrentamento e prevenção à COVID-19. Com isso, a Prefeitura de Campo Grande destaca a necessidade de um trabalho conjunto, intersetorial, constituído por diversas áreas com objetivo de constituir respostas coordenadas e articuladas para o enfrentamento da Infecção Humana pelo novo coronavírus.

O Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à COVID-19 tem por objetivo monitorar, estabelecer e divulgar ações de enfrentamento e prevenção à transmissão do Coronavírus. A coordenação do Comitê será exercida pelo Secretário Municipal de Saúde, que poderá convidar consultores técnicos e representantes de outras instituições públicas ou privadas, quando julgar necessário. Os membros indicados como representantes de órgãos e entidades mencionados no caput deste artigo devem possuir autonomia deliberativa, a fim de garantir planejamentos executivos imediatos e de forma interinstitucional.

Que Deus nos proteja!!!!