Mansão do “doleiro dos doleiros” brasileiro no Paraguai vai ser alugado pela Justiça

A ministra da Secretaria Nacional de Bens e Comissionados do Paraguai (Senabico), Teresa Rojas, informou que a mansão do “doleiro dos doleiros”, o brasileiro Dario Messer, localizada no condomínio de luxo de Paraná Country Club, Hernandarias (PY), será alugada para impedir a deterioração do imóvel e também para gerar receita para a manutenção. Dario Messer está preso no Brasil desde 31 de julho, quando foi descoberto por agentes da Polícia Federal em um apartamento na cidade de São Paulo (SP).

Messer estava foragido desde maio de 2018, quando foi deflagrada a “Operação Câmbio Desligo”, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro. A investigação descobriu que doleiros movimentaram US$ 1,6 bilhão em 52 países e ele era o principal alvo. Essa não foi a primeira vez que Dario Messer é preso. O doleiro responde a inquéritos policiais desde o fim dos anos de 1980. Neste período, movimentou dinheiro de forma suspeita de políticos, empresários e criminosos.

Segundo a titular da Senabico, a mansão tem um custo de manutenção muito alto e era bancado pela empresa Matrix Realty, que também pertence a Dario Messer. “Para não continuar mexendo nesses fundos, o Senabico decidiu alugar o imóvel”, explicou. Os móveis da referida propriedade foram levados para outra propriedade de Messer para estabelecer condições para o aluguel, o que chamou a atenção dos moradores do referido condomínio.

Teresa Rojas informa que Messer tem várias propriedades que são administradas pela Senabico, como a mansão, outra casa, um quinto dos 74 hectares em Hernandarias e o edifício Paraqvaria, onde ficavam os escritórios das empresas Chai e Matrix.