IstoÉ diz que Marquinhos Trad será reeleito prefeito da Capital no 1º turno. Pesquisa é nacional!

Seis eleições resolvidas – ISTOÉ-23-10-2020 – A Revista IstoÉ publicou, na coluna do cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, que a eleição para a Prefeitura de Campo Grande será decidida no 1º turno e o atual prefeito Marquinhos Trad (PSD) será reeleito. De acordo com a coluna, Marquinhos tem 46% dos votos contra 9% de Harfouche (Avante) e 5% de Pedro Kemp (PT).

Segundo o cientista político e sociólogo, o aumento do número de candidatos tornou as campanhas eleitorais deste ano mais complexas nas capitais brasileiras. Antonio Lavareda explica que, levando-se em conta que apenas os mais competitivos, com dois dígitos de intenção de votos, temos 10 disputas com três nomes e cinco com quatro concorrentes (Macapá, João Pessoa, Recife e Cuiabá).

Para ele, os marqueteiros sabem que isso exige estratégias mais inteligentes, pois aumenta a chance de 2º turno, pesadelo de todos os que estão à frente nas pesquisas. Porém, na contramão, é grande a possibilidade de pelo menos seis capitais elegerem seus prefeitos já em 15 de novembro, onde os líderes têm hoje mais de 50% dos votos válidos.

Natal, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Campo Grande, conforme a IstoÉ, terão um voto de continuidade. Em Natal, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Campo Grande, os atuais prefeitos devem ser reconduzidos, enquanto em Salvador deve ganhar o candidato apoiado pelo atual prefeito.