Guerra às drogas: helicópteros brasileiros atacam roças de maconha na fronteira

Ao longo da manhã desta terça-feira (23), na região de Capitán Bado, cidade paraguaia que faz fronteira com Coronel Sapucaia (MS), helicópteros da Polícia Federal do Brasil atacaram plantações de maconha em apoio à Operação Aliança realizada pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) e Força-Tarefa Conjunta das Forças Armadas do Paraguai.

A ação é para conter o tráfico de maconha, que está em plena colheita na região e tem proporcionado apreensões recordes em Mato Grosso do Sul. As quatro aeronaves da PF estão sendo usadas para sobrevoar áreas de florestas e identificar o cultivo da erva no meio de matas fechadas e cume de morros.

As informações são repassadas para as equipes de solo, que se deslocam aos pontos para cortar e queimar as roças de maconha e destruir acampamentos usados pelos narcotraficantes para processar a droga.

A central de operações foi montada perto de Capitán Bado, onde os helicópteros da PF pousaram hoje cedo. Militares e agentes antidrogas também se reuniram no local antes de iniciar as incursões.

O trabalho deve demorar pelo menos 15 dias e será acompanhado pelo promotor de Justiça Celso Morales. Conforme a Senad, o objetivo é evitar a circulação de grandes volumes de droga e afetar as finanças do crime organizado com a destruição das lavouras.

A operação envolvendo agentes paraguaios e a Polícia Federal brasileira faz parte de convênio de cooperação para luta contra o crime organizado. O Brasil é destino de quase toda a maconha plantada no Paraguai, segundo maior produtor do mundo, atrás apenas do Marrocos. Com informações do site Campo Grande News