É só na “força”! MPE consegue obrigar prefeitura de Bonito a tornar com o toque de recolher

Após pressão do MPE (Ministério Público Estadual), a Prefeitura de Bonito decidiu autorizar o retorno do “toque de recolher”, será das 00h até às 5h, para reduzir os abusos no combate à Covid-19 por parte dos turistas cometidos nos últimos dois feriadões. A medida vai valer até o dia 18 de dezembro e durante o horário estipulado do isolamento fica proibido o consumo de bebida alcoólica e de narguilé, caixas térmicas, coolers, isopores e similares em vias públicas,

Também ficou definido que a cidade não terá a tradicional queima de fogos na virada do ano, na Praça da Liberdade. A Prefeitura informou que vai renovar o Decreto nº 251/2020, que tem validade até 30 de novembro e descartou a possibilidade de lockdown no município. O MPE será responsável por convocar as forças de segurança pública para a fiscalização das medidas anunciadas, bem como o uso obrigatório de máscaras e coibir aglomerações.

Ainda ficou acordado que os eventos já autorizados pela administração pública serão mantidos e os demais pedidos obedecerão os dispostos no decreto. Será realizada campanha de prevenção de combate a disseminação do novo coronavírus nas rádios e por meio de distribuição de máscaras e panfletos educativos.

Depois de lotar nos feriados dos últimos meses, Bonito saiu da bandeira laranja (médio risco) para a bandeira vermelha, patamar de alto grau de risco de contaminação pelo novo coronavírus. Cerca de 15 mil pessoas visitaram a cidades nos feriados ocorridos nos meses de outubro e setembro deste ano.

Diante da situação o MPE entrou com um pedido de tutela provisória de urgência na justiça, cobrando da prefeitura “medidas de biossegurança claras, baseadas em estudos técnicos, visando impedir ou ao menos diminuir a proliferação da Covid-19” na cidade.