Dracco faz razante e apreende 4 aviões irregulares com até bateria de automóvel. Vai vendo!

Durante a fase “Arcanjo”, da “Operação Ícaro”, desencadeada para a repressão qualificada de crimes aeronáuticos e investigação de sinistros aéreos, policiais civis da Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) apreenderam quatro aviões em ações realizadas ao longo da semana em São Gabriel do Oeste e Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, e em São Gabriel, no Rio Grande do Sul.

Segundo a Polícia Civil, nesta semana as equipes da Dracco e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) voltaram às ruas para cumprir mandado de busca e apreensão nas duas cidades do Estado e na cidade do Rio Grande do Sul. O primeiro mandado foi em uma oficina de São Gabriel do Oeste, no setor de hélices do estabelecimento, enquanto os policiais civis do Rio Grande do Sul visitaram outra oficina em São Gabriel.

Também no mesmo dia os policiais civis da Dracco foram até Aquidauana, onde apreenderam as duas aeronaves que apresentavam irregularidades que colocaram a segurança de voo em risco. Uma delas estava com uma bateria de automóvel instalada, enquanto a outra teve o tanque de combustível extraído sem registros de que o serviço foi feito por profissional habilitado.

A terceira aeronave apreendida era usada para instrução no aeroclube de Aquidauana, mas foi encontrada em uma oficina de Campo Grande. Ela apresentava várias irregularidades e também usava uma bateria veicular no lugar da especifica. Em São Gabriel do Oeste, ainda foi apreendida uma aeronave que está no pátio geral do aeroporto com indícios de manutenção irregular e fraude documental.

Acidente

Durante a operação, a equipe da Dracco teve de interromper o planejamento inicial para atendimento de acidente aeronáutico na quinta-feira (03) ocorrido nas proximidades da cabeceira da pista do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande (MS). No local, uma aeronave com dois ocupantes e carga com destino a uma fazenda na região de Corumbá (MS) acabou caindo logo após a decolagem, restando danos de grande monta na aeronave, mas com passageiros sem lesões.