Deputado se apressa em defender governo Bolsanaro e acaba divulgando “fake news”. Pode?

O deputado federal Luiz Ovando (PSL/MS) pisou na bola na ânsia de defender o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, contra criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pelos colegas da Câmara dos Deputados. Médico por formação, ele postou um vídeo nas suas mídias sociais em que utilizou uma fake news para argumentar seu posicionamento e até foi aplaudido pela deputada federal Bia Kicis (PSL/SP).

Segundo o site TopMidiaNews, na visão de Luiz Ovando, a CPI tem como único objetivo abalar o governo federal com acusações levianas e afirma que o STF (Supremo Tribunal Federal) deixou o presidente Jair Bolsonaro de mãos atadas ao ampliar o poder de decisão dos municípios e Estados. Tal argumento já foi apontado como fake news pelo próprio ministro Luiz Fux, na abertura dos trabalhos em fevereiro deste ano.

“A CPI para investigar Pazuello nada mais é que uma manobra da oposição para tentar desestabilizar e desmoralizar o Governo Bolsonaro, porém não há acusação consistente para tal ato. Em 15 de abril do ano passado, o Supremo, por solicitação do PDT, numa decisão inepta e por oito votos, virou a pirâmide de cabeça para baixo ao retirar do governo federal a capacidade de decisão e administração da pandemia, mas as consequências deveriam ser pagas pelo Planalto”, argumentou o parlamentar sul-mato-grossense.

Ele concorda que faltou oxigênio para os pacientes da Covid-19 internados em Manaus (AM), mas garante que o item também faltou em outros países e isso não seria motivo de CPI. Luiz Ovando cita que Pazuello providenciou tudo que o Amazonas precisava em tempo recorde, com transporte célere. Denúncias, no entanto, indicam o contrário, inclusive o oxigênio distribuído por artistas ao comando de Whinderson Nunes chegou ainda mais rápido na capital amazonense.

“É verdade. Faltou sim [oxigênio], mas faltou também em Portugal, Egito, África do Sul, Nigéria e Ásia. Em Portugal houve ainda falta de leitos e os pacientes eram tratados em cadeiras. Faltou também oxigênio em Los Angeles, que é a segunda cidade mais rica dos Estados Unidos, com 4 milhões de habitantes e um PIB de 800 bilhões de dólares. Manaus tem um PIB de 51 milhões de dólares, 16 vezes menos e Campo Grande tem 6 bilhões. Para você entender o PIB do Brasil é um pouco mais que o dobro de uma só cidade americana e faltou oxigênio lá em Los Angeles. O aumento do consumo foi de 482% e em Manaus de 500%”, assegurou Luiz Ovando.

Contra o lockdown ou medidas mais radicais decretadas pelos governadores, o deputado federal desmereceu cientistas brasileiros e disse, sem citar nomes, que “transformaram a pandemia numa catástrofe”. “Onde estavam os cientistas e epidemiologistas brasileiros que não identificaram a cepa viral mutante? Foi preciso o Japão avisar o fato por turistas japoneses do outro lado do mundo. O Brasil está em 23° lugar em mortalidade mundial, atrás dos campeões da eficiência científica econômica e tecnológica como França, Rússia e Estados Unidos”, afirmou.

O parlamentar ainda completa que a culpa, se tiver culpados, é dos “incautos que contrariam os princípios biológicos fundamentais”. “Que tiveram visão ‘uniocular’ e decretaram medidas de cunho político esquecendo de princípios de readaptação de seres biológicos. E que o vírus não se trata fechando porque a contaminação é muito mais avassaladora”, declarou.

O médico voltou a dizer que a cloroquina funciona contra a Covid-19, mesmo ainda não tendo comprovação científica. “Quero dizer para você que funciona. Tem funcionado em várias cidades brasileiras”, garantiu, mesmo com estudos médicos afirmando ao contrário. Ele diz que o STF está sendo usado por militantes e partidos que desejam conchavos e superfaturamentos que não existem mais. O deputado fecha o vídeo tranquilizando a população e dizendo que Pazuello é um ótimo gestor.

“Todas essas acusações caem por terra. O maior orçamento dos ministérios é o da Saúde. Pazuello fechou os cofres. Ele não quer dar trabalho à PF como aconteceu na liberação de recursos para o enfrentamento da pandemia. Ele mesmo faz a prevenção da contravenção. Aí então, o jogo é sujo. Vale calúnia, difamação, adulteração de resultados e manipulação da mídia, mas não se preocupe o Ministério da Saúde está nas mãos de um ministro muito competente e resolutivo”, finalizou Luiz Ovando.