Com 7,6 mil casos e 75 mortes, Covid-19 também se espalha entre profissionais da saúde em MS

Na linha de frente do combate ao novo coronavírus (Covid-19), os profissionais da saúde também estão entre os afetados pela pandemia em Mato Grosso do Sul. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, o Estado já tem 570 profissionais da saúde foram infectados pelo novo coronavírus (Covid-19).

Destes, 257 já estão recuperados, mas 313 ainda constam como em tratamento no sistema da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e estão afastados das funções

Os dados fazem parte do sistema Painel Mais da SES que discrimina a infecção de Covid-19 em Mato Grosso do Sul e detalha os 3.304 exames realizados em profissionais da saúde. Nesta tabela, somente em Campo Grande, foram 311 infectados, sendo que 146 estão recuperados, ou seja, 165 ainda estão em tratamento.

Na tabela da SES, não constam ainda as mortes da técnica de enfermagem Rosimeire Ajala, 44 anos, ocorrida na madrugada de 23 de junho e da servidora administrativa de Dourados Malory Melo, 54 anos, que estava cedida para a farmácia da secretaria de Saúde e morreu no dia 13 de junho.

Ainda em Dourados, um dos médicos infectados é Gecimar Teixeira Júnior, que é diretor de uma UPA (Unidade Pronto Atendimento), enquanto o outro, cujo nome não foi revelado, trabalha no Hospital Vida.

Até o momento, foram registradas duas mortes entre profissionais de saúde, o dentista Patrocínio Magno Portocarrero Naveira, 74 anos, de Campo Grande, e Malory Melo, 55 anos, de Dourados.

Na lista, profissionais das redes pública e privada: 59 médicos, 48 enfermeiros, 44 técnicos de enfermagem, além de fisioterapeutas, odontólogos, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a maioria dos profissionais de saúde que contraíram a Covid-19 é de mulheres (72,2%). Os dados também mostram que mais da metade dos casos de profissionais de saúde foram contaminados neste mês.

Há pouco mais de um mês, em 14 de maio, o Ministério da Saúde tinha informado que quase 200 mil agentes de saúde já apresentavam sintomas da doença desde o início da pandemia no Brasil.

Para tentar minimizar esse impacto, o Ministério tem tido o cuidado de intensificar a oferta de equipamentos de proteção individual, bem como a realização de cursos para que os agentes de saúde sejam bem instruídos para o uso dos aparelhos.

Boa parte dos testes rápidos que foram doados ao Ministério é destinada ao acompanhamento dos profissionais da saúde.

Explosão de casos

Nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul registrou oficialmente 149 novos casos de Covid-19, agora com 7.676 no total e 75 óbitos com 68 dos 79 municípios com casos confirmados.

Somente em Campo Grande já são 2.028 pessoas infectadas, sendo 53 novos casos oficialmente desde ontem, pelo 5º dia consecutivo a Capital é a que registra mais infectados em 24 horas no Estado.

A macrorregião de Campo Grande também supera a de Dourados na taxa de ocupação de leitos. Na Capital, são 83 internados, 42 deles em UTIs, enquanto no Sul são 71 no total e 37 em UTIs.

Prestes a fechar o mês, o alento na Capital é que desde 4 de junho nenhum morador de Campo Grande faleceu oficialmente vítima de Covid-19. Hoje, a Capital registra 8 mortes pela doença, contra 22 óbitos em Dourados.