Chamas e fumaça em atacado destrói loja e Capital amanhece estarrecida com incêndio monstro

A loja do Atacadão da Avenida Duque de Caxias, no Bairro Santo Antônio, em Campo Grande (MS), foi totalmente destruída por um incêndio de grandes proporções iniciado na tarde de ontem (13) e controlado somente nesta segunda-feira (14) pelo Corpo de Bombeiros. Mais de 50 militares, 14 viaturas – todo o efetivo de Campo Grande – além de apoio da Infraero, Águas Guariroba, Energisa, Guarda Municipal e do Exército foram usados para combater o incêndio.

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, mais de 365 mil litros de água já foram usados para combater as chamas. Durante toda a noite, os militares conseguiram resfriar o material, mas ainda existem focos de incêndio dentro do prédio. Nesta manhã, o combate é feito do lado de fora da estrutura, que corre risco de desabamento. Após trabalharem por mais de 12 horas, os militares se revezam no combate.

De acordo com o tenente-coronel bombeiro Fernando Carminati, as casas próximas foram resfriadas, mas não correm risco na estrutura. A parte que mais gerava preocupação dos militares, o cilindro que armazena óleo diesel que abastecia um gerador do mercado, foi resfriado com LGE (Líquido Gerador de Espuma), que cria uma camada protetora contra o incêndio.

Vídeos que circulam pela internet mostram que o fogo teria se originado nas prateleiras que abrigavam álcool no hipermercado. No entanto, não havia nenhuma fonte de energia próxima que possa ter provocado o curto-circuito. Ninguém ficou ferido. Tantos funcionários como clientes foram retirados do supermercado antes que as chamas se alastrassem. O incêndio é o maior dos últimos anos, segundo o Corpo de Bombeiros.

O veículo com a escada Magirus, de 60 metros, que estava em operação desde março, foi “inaugurado” neste domingo. A corporação usou o equipamento para tentar controlar as chamas na parte de cima do atacadista.