Cambada de…. Procon notifica 441 empresas na Capital por prática abusiva de preços. Vai vendo!

A fiscalização do Procon fez um verdadeiro pente-fino nas empresas de Campo Grande e emitiu 441 notificações a estabelecimentos dos mais diversos ramos de atividades por práticas abusivas, desde elevação injustificada de preços à propaganda ou divulgação enganosa.

Segundo o órgão de defesa do consumidor, a ação de fiscalização foi em atendimento às denúncias de consumidores que se sentiram lesados ao adquirirem produtos ou serviços devido ao desrespeito à política nacional de relações de consumo e a hipossuficiência do consumidor nessa relação.

O Procon considerou que a elevação de preços de quaisquer produtos sem uma causa que justifique vai além das condutas permitidas e que essa prática é considerada abusiva se se levar em conta o Código de Defesa do Consumidor.

As denúncias encaminhadas pelos consumidores demonstram que os fornecedores se aproveitam do estado de pandemia para, arbitrariamente, aumentarem seus lucros com a prática de preços excessivos atentando contra a ordem pública estando, portanto, sujeitos a sanções administrativas.

Apesar do empresário desfrutar de liberdade para impor os preços que entender justos para a comercialização dos seus produtos, não há porque abusar do direito aumentando os preços principalmente de produtos essenciais.

A notificação às centenas de empresas dos diversos ramos de atividades determina que os empresários se abstenham da elevação de preços sem justificativa e adote as medidas contidas no Código de Defesa do Consumidor, entre elas manter informações ostensivas, claras e adequadas, expor os preços de forma correta em todos os produtos e serviços oferecidos, além de atentar para os prazos de validade.

Entre as atividades notificadas estão postos de combustíveis, supermercados, mercearias, conveniências e estabelecimentos atacadistas, distribuidoras de gás de cozinha, farmácias, estabelecimentos de ensino de diversos níveis, planos de saúde. Os motivos para notificações foram diversos, sobressaindo a prática de preços abusivos com 200 casos, superfaturamento por distribuidores de gêneros alimentícios, publicidade enganosa e elevação nos preços de combustíveis sem justa causa.

Confira abaixo a lista com as 30 empresas mais conhecidas:

 1.    Atacadão

2.    Assai Atacadista

3.    Extra Hipermercado

4.    Supermercados Comper

5.    Supermercado Duarte

6.    Supermercado Pires

7.    Supermercado do Produtor

8.    Legal Supermercado

9.    Novo Real Supermercado

10. Trokar Conveniências

11. Alemão Conveniências

12. Mercado Veratti

13. Ultramedical Diagnósticos

14. Caixa Econômica Federal

15. Banco Bradesco

16. Banco PAN

17. Energisa

18. CAMVA

19. Escola Mace

20. Escola Nota 10

21. Escola Elite

22. Escola Harmonia

23. Farmácia São Bento de Manipulação

24. Drogaria São Leopoldo

25. Posto Saito

26. Posto Locatelli

27. Posto Kátia Locatelli

28. Posto Pegoraro

29. Alloy Auto Posto

30. Posto Bonatto