Violência sexual: Sejusp revela que 5 crianças são estupradas por dia em MS. Isso tem que parar!

Dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) revelam que Mato Grosso do Sul tem cerca de cinco registros de estupro contra crianças e adolescentes por dia. De acordo com o sistema de estatística da Secretaria, neste ano, foram registrados 742 casos de violência sexual contra crianças e 517 nos quais as vítimas eram adolescentes.

 

Ao todo, 1.565 ocorrências de estupro foram registradas pela Sejusp até o dia 18 de agosto, ou seja, cerca de 80% dos casos de estupro registrados no Estado em 2022 e 2023 tinham como vítimas crianças e adolescentes. No ano passado, foram registradas 1.109 ocorrências de violência sexual contra crianças e 794 contra adolescentes.

 

O delegado de Polícia Civil Pablo Gabriel Farias, titular da Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), confirmou que há um aumento nos números de casos registrados. Ele ressaltou a importância de se denunciar em toda a rede de proteção esse tipo de crime.

 

Com a repercussão de casos como o da menina Sophia Jesus Ocampo, estuprada e morta aos dois anos de idade, percebeu-se na delegacia um aumento significativo nos registros de vítimas de estupro no Estado. Ele acredita que, com base nessa exposição dos casos, as pessoas têm procurado mais a delegacia para fazer os registros, denunciando mais.

 

Segundo o delegado Pablo Farias, o local funciona 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira, com atendimento da Depca no período noturno das 17h30 às 7h30 do dia seguinte, além de fins de semana e feriados, quando segue em regime de plantão com atendimento da Depac-Cepol.