Universitários brasileiros que estudavam na fronteira abandonam cursos e voltam ao Brasil

Um total de 63 estudantes universitários brasileiros que estão fazendo algum curso superior nas universidades de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), decidiram deixar o país vizinho e retornar ao Brasil devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Além disso, a ampliação do período de quarentena determinada pelas autoridades de saúde do Paraguai e a possibilidade de as aulas presenciais não serem retomadas neste ano contribuíram para a saída dos acadêmicos.

A Prefeitura de Tucumã (PR) chegou a enviar um ônibus até Pedro Juan Caballero para “repatriar” os estudantes universitários do município, que deixaram o Paraguai na tarde do último sábado (18). Antes de deixar a cidade paraguaia, o veículo passou por total descontaminação e depois foi totalmente lacrado, devendo ser reaberto somente ao chegar em Tacumã, que fica a 2.487 quilômetros de Pedro Juan Caballero.

Os estudantes informaram que esperam retornar às universidades de Pedro Juan Caballero assim que a quarentena imposta pelo Governo do Paraguai seja finalizada para retomar os estudos. A maioria decidiu continuar pagando as mensalidades, enquanto outros resolveram suspender o pagamento, retornando somente depois que a pandemia acabar.