Um novo “gerentão”! André do Rap assumiu o comando do PCC na fronteira do Paraguai com MS

O narcotraficante brasileiro André de Oliveira Macedo, mais conhecido como “André do Rap”, teria assumido toda a estrutura da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. De acordo com o jornal ABC Color, o objetivo do criminoso, que conseguiu fugir do Estado de São Paulo graças a um habeas corpus concedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal), é reestabelecer o controle o tráfico de maconha e de cocaína na região norte do país vizinho e assumir o tráfico de armas e munições para abastecer o grupo no Brasil.

Segundo as autoridades de segurança do Paraguai, André do Rap teria um perfil mais tranquilo e tem como missão pacificar a fronteira seca entre o Paraguai e Brasil. Isso porque em 2019 e no início deste ano a região registrou uma verdadeira guerra, com várias execuções e tentativas de assassinato, envolvendo pequenos bandos de criminosos que tentaram tomar o comando do PCC sobre o principal corredor de drogas, armas, munições e cigarros para o Brasil.

Com a presença de André do Rap, o número de execuções e tentativas de assassinato já diminuiu na fronteira em comparação com o mesmo período do ano passado. A tendência, conforme as autoridades de segurança, é de que a quantidade de atentados cai ainda mais com a ampliação da atuação do novo “patrão” da fronteira.