Traficantes aproveitam pandemia para reforçar armamento de guerra que acaba apreendido

Agentes do Departamento Geral de Investigações Criminais da Polícia Nacional do Paraguai prenderam, na noite de ontem (17), na Colônia Sapucaia, no município de Iby Yaú, no Departamento de Concepción, cinco traficantes de drogas de posse de um grande arsenal de guerra. Os policiais perceberam que um grupo armado estava na região para possíveis ações criminosas e, em diligências pela região, os homens acabaram sendo presos com uma caminhonete cabine dupla.

Foram presos Lucio Irala Martínez, de 34 anos, morador na Colônia Sapucai, Héctor Ramón Zárate, de 30 anos, morador de Pedro Juan Caballero, Jacinto Aquino, de 48 anos, morador de Capitán Bado, Francisco Diosnel Candia Esquivel, de 26 anos, morador de Pedro Juan Caballero, e Cândido Esquina Esquivel, de 42 anos, morador de Yby Yaú.

Eles estavam em uma caminhonete Hilux, com placa MAN-N001, do Paraguai, e no interior do veículo foram encontrados um fuzil norte americano calibre 5.56 com 28 cartuchos, um fuzil AK 47 calibre 7.62 com 100 cartuchos, um fuzil Galil de fabricação israelense calibre 5.56 com carregadores e cartuchos, uma pistola Glock 17 com numeração raspada e municiada e uma pistola Glock 34 com numeração raspada com dois carregadores e 43 munições calibre 9 milímetros.

A Polícia Nacional do Paraguai ainda não informou qual a ação que o grupo iria praticar na região, mas os investigadores disseram que todos são perigosos e ligados a grupo de narcotraficantes, que agem na região fronteiriça com Mato Grosso do Sul. Os homens presos foram ouvidos e transferidos para a cidade de Concepción para a continuidade das investigações.