Tô nem ai! Paraíso das compras, Shopping China ignora decreto e diz que vai permanecer aberto

O Shopping China, considerado o paraíso das compras na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul, localizado em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), divulgou material publicitário anunciando que vai permanecer aberto apesar de o decreto do governo paraguaio determinar o fechamento do comércio no país vizinho para tentar frear o avanço da Covid-19.

A medida do Shopping China segue o posicionamento de outras grandes lojas de produtos importados de Pedro Juan Caballero, Salto Del Guairá e Ciudad del Este, as três principais cidades do turismo de compras do Paraguai. O Governo do Paraguai avisou que vai permitir apenas serviços essenciais por nove dias, sendo que até a circulação de entre cidades incluídas na área vermelha do novo coronavírus ficará proibida.

Mesmo assim, o Shopping China, maior loja de importados da América do Sul, divulgou comunicado informando que vai funcionar normalmente em Ciudad del Este (separada de Foz do Iguaçu (PR) pela Ponte da Amizade), em Salto del Guairá (vizinha de Mundo Novo) e em Pedro Juan Caballero, cidade-gêmea de Ponta Porã. Ao site Campo Grande News, o gerente do Shopping China em Salto del Guairá, Victor Silva, confirmou que a loja, assim como boa parte do comércio da cidade, vai funcionar normalmente.

Os outros dois maiores shoppings da cidade (Ampy e Queen Anne) também já decidiram que vão abrir normalmente. Os comerciantes alegam que o setor comercial também é essencial para a população. Victor Silva disse que os intendentes (prefeitos) de Ciudad del Este e Pedro Juan Caballero apoiam a decisão das lojas. Segundo ele, os trabalhadores do comércio precisam pagar suas contas. Por outro lado, a polícia paraguaia promete agir para cumprir o decreto presidencial.