Seis criminosos ligados ao CV fogem de Foz do Iguaçu. Próximo destino pode ser a fronteira de MS

Seis detentos ligados à facção criminosa brasileira Comando Vermelho (CV) escaparam ontem (17) da prisão em Foz de Iguaçu (PR) e geraram um alerta no Departamento de Polícia do Alto Paraná, pois teriam se refugiado no Paraguai. Na região de fronteira, o Comando Vermelho comandaria o tráfico de drogas e armas em Capitán Bado (PY) e Coronel Sapucaia (MS) e, por isso, a Polícia Nacional do Paraguai não descarta que os criminosos podem ter buscado refúgio nessas cidades.

Os fugitivos foram identificados como: Heliton Borges Machado, Vanderlei Carlos Xavier de Quadros, Valdecir Oliveira da Motta, Bernardo Ramón Oliveira Benítez Lindomar Ortega e Jonas Wagner de Macedo. Assim que a fuga ocorreu, a Polícia Nacional do Paraguai foi alertada, pois temia-se que alguns deles procurassem refúgio em Ciudad del Este.

No caso de Oliveira Benítez, ele viveu por vários meses em Ciudad del Este, tinha uma forte suspeita de que ele tentaria atravessar a fronteira. No entanto, ele foi recapturado ontem mesmo pela Polícia Militar do Paraná depois de ser reconhecido por um guarda.

O comissário Benito García, vice-chefe de investigações do Departamento de Polícia do Alto Paraná, disse que, logo que ocorreu o vazamento, eles já foram alertados e, consequentemente, os agentes da área foram notificados, principalmente aqueles que prestam serviços em áreas fronteiriças. “Geralmente, eles usam portos clandestinos e não a Ponte da Amizade”, disse.