Riedel reforça importância de pensar a logística para o desenvolvimento de MS

Ao comentar sobre o seminário “MS Dinamiza: Logística e Competitividade”, que será realizado nos dias 23 e 24 de março em Campo Grande (MS) para debater os rumos da logística estadual, o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, que é pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, reforçou a importância de se pensar a logística de Mato Grosso do Sul para a próxima década. “Esse é um desafio que faz parte do meu plano de Governo. A logística é vital para que tenhamos competitividade nos mercados nacionais e internacionais. Vamos dar especial atenção a este tema nos próximos anos”, afirmou.

O evento, que vai reunir representantes de setores econômicos e os ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), servirá para a troca de experiências e discussão de novas ideias e projetos. Riedel ressalta que esse assunto é muito relevante, pois, se todos estão lembrados, devido à estiagem, a navegabilidade da Hidrovia do Rio Paraguai foi muito prejudicada e, somente agora, está sendo retomada a normalidade da navegação na região de Porto Murtinho e Corumbá.

De acordo com dados da Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), no dia 15 o trecho de Ladário chegava a 1,67 metros e, em Porto Murtinho, o rio estava em 2,39 metros. Os níveis estão, respectivamente, 16% e 7,6% superiores aos verificados no mesmo período do mês passado. A melhoria nas condições de navegação no Rio Paraguai já proporcionou que a FV Cereais, terminal privado de cargas em Porto Murtinho, anunciasse o primeiro embarque de grãos deste ano, quando serão enviadas 20 mil toneladas de soja. “Essa é uma operação que comemoramos, pois a hidrovia tem um papel fundamental para a logística sul-mato-grossense”, ressaltou o secretário.

Novos empreendimentos

Considerada um importante hub logístico e entrada da Rota Bioceânica, Porto Murtinho aguarda dois novos portos com investimentos que superam R$ 400 milhões. O projeto mais adiantado é da Docas Fluvial de Murtinho, que já está autorizado na Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), além do Porto Saladero, que está sendo viabilizado, e de outros grupos que estudam empreendimentos e já adquiriram áreas próximas ao terminal do Governo.

O investimento da Docas Fluvial de Murtinho será acima de R$ 100 milhões na construção de um terminal de granel sólido (para produtos agrícolas, fertilizantes e insumos) com capacidade de movimentar mais de 2,2 milhões de toneladas no ano. A previsão é gerar 450 empregos diretos e indiretos. A empresa já possui área de cinco hectares na barranca do rio Paraguai onde vai construir as linhas de carregamento, três silos de 15 mil toneladas cada e um armazém para 35 mil toneladas de fertilizantes.