Riedel exige congelar pedágio para alongar concessão da BR-163 em 15 anos a CCR MSvia

Em busca de uma solução para BR-163, que atenda os interesses dos municípios e motoristas que trafegam pela rodovia, o governador Eduardo Riedel reuniu-se, ontem (6), com representantes da CCR MSVia e da direção da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e estabeleceu como exigência para a renovação do contrato de concessão em 15 anos o congelamento do valor do pedágio e grandes investimentos no trecho.

A proposta enviada pelo Ministério dos Transportes, já tem o aval do Governo do Estado e agora segue para avaliação do TCU (Tribunal de Contas da União). O órgão deve fazer a validação em 30 dias, caso seja positiva, até o final do ano será feita a renovação de contrato, para que os investimentos sejam retomados o mais breve possível na BR-163.

Na reunião, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, fez uma avaliação sobre esta alternativa. “O ministro Renan Filho (Transportes) nos encaminhou o projeto, o governador validou a proposta que visa a renovação do contrato. Viemos aqui apresentar as nossas demandas à CCR MSVia. Além das reivindicações de intervenções nos municípios que cortam a rodovia, temos a principal que é o não aumento da tarifa, assim como investimentos para melhorar a via”, destacou.

Ele explicou que o Governo do Estado está intermediando uma solução para a rodovia, para que os investimentos e melhorias retornem e a população seja beneficiada. “Agora depende de o TCU validar isto e a gente terá um investimento de quase R$ 12 bilhões na BR-163, que é importante para todos. Os 18 municípios também serão beneficiados com aumento de ISS”, completou.

O secretário adiantou que a CCR MSVia ainda tinha 20 meses de contrato de concessão e, neste novo modelo, vai estender este prazo por mais 15 anos. “Vai ter uma duplicação da rodovia de forma gradativa, foram apontadas as reivindicações dos municípios e a CCR entendeu que eram necessários. O ministro também validou os pedidos do Governo”, pontuou.

O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, participou da reunião e disse que a alternativa que segue em curso tem como objetivo retomar os investimentos na rodovia o mais breve possível. “Tratamos aqui esta alternativa no contrato da concessão. Estamos tentando achar caminhos para que os investimentos sejam retomados na rodovia. Nós da ANTT temos esta missão de harmonizar todos os interesses, em um projeto que possa entregar mais ao cidadão sul-mato-grossense”, declarou.

Rafael Vitale acredita que nos próximos dias o projeto vai se consolidar e assim apresentar à sociedade uma nova perspectiva para BR-163. “Estamos trabalhando nesta alternativa para que os investimentos voltem mais rapidamente. Estamos bem otimistas”, falou.

Para a secretária especial da EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), Eliane Detoni, a reunião de todos os entes envolvidos foi importante para se chegar a uma solução eficaz. “Isso reflete num resultado positivo para os usuários e para a população. Especialmente com o aumento dos investimentos previstos inicialmente e algumas inovações tecnológicas e regulatórias como, por exemplo, o desconto progressivo no pedágio de usuário frequente. Agora, o próximo passo será o encaminhamento ao TCU que definirá os contornos jurídicos da proposta apresentada”, lembrou.