Reinaldo reforça o seu “quartel-general”, dá superpoderes para Riedel e traz 4 novos secretários

Preocupado em cuidar um pouco mais da parte política da sua segunda administração mais de perto em razão do resultado das eleições deste ano não tão favoráveis quanto esperava, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira (28), o novo secretariado do Governo do Estado para sua nova gestão, que se inicia na próxima terça-feira (1º).

Para tanto, ele resolveu reforçar o seu QG (quartel-general), leia-se Segov (Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica), que continuará sob o comando de Eduardo Riedel que agora terá “superpoderes”, mas com o reforço de Carlos Alberto Assis e Sérgio de Paula. O atual titular da SAD (Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização), Carlos Alberto Assis, vai desempenhar a função de articulação política em Campo Grande, enquanto o ex-secretário estadual e atual tesoureiro do PSDB, Sérgio de Paula, vai atuar na articulação política no interior.

Além disso, sob a tutela de Riedel, a Segov vai ganhar mais poderes a partir de 2019, incluindo um Escritório de Representação em Brasília (DF), que, conforme o próprio governador, será feito convite ao senador Pedro Chaves para comandar o espaço. “Ele não vai tratar só de Brasília, mas da relação com o setor público e privado”, afirmou.

A Segov chefiará diretamente a Subsecretaria Especial de Cidadania, que por sua vez responderá pelas subpastas de Políticas Públicas para Idosos, LGBT, Pessoas com Deficiência, Assuntos Comunitários, Igualdade Racial, Mulheres, Juventude e Populações Indígenas e das fundações de Cultura, Rádio e TV Educativa, além de Esporte e de Turismo.

Outras pastas

Além de Eduardo Riedel, outros quatro nomes foram mantidos: Antônio Carlos Videira, que segue à frente da Secretaria Estadual da Justiça e Segurança Pública; Maria Cecília Amendola da Motta, que continua na Secretaria Estadual de Educação; Jaime Verruck, que prosseguirá na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar; e Elisa Nobre, segue na Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho.

Nas outras secretárias, Azambuja confirmou os nomes que vinham sendo cogitados nos últimos dias: o vice-governador Murilo Zauith (DEM) ficará responsável pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, substituindo Helianey Paulo da Silva; Geraldo Resende, ex-deputado federal pelo PSDB, foi oficializado como secretário estadual da Saúde no lugar de Carlos Coimbra; o diretor-presidente do Detran-MS, Roberto Hashioka, assume a Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização; e o advogado tributarista Felipe Mattos de Lima Ribeiro, que será o responsável pela Secretaria Estadual de Fazenda no lugar de Guaraci Fontana.

Durante a entrevista coletiva, Azambuja anunciou que a equipe se reunirá pela primeira vez no próximo dia 2 e, entre os assuntos, será formatado o contrato de gestão para estabelecer eixos estruturantes do próximo quadriênio. Os secretários serão apresentados a mais dois novos nomes da gestão anunciados pelo governador: Carlos Eduardo Girão, que assume a Controladoria-Geral do Estado, e Fabíola Marquetti Sanches Rahim, escolhida como a procuradora-geral de Mato Grosso do Sul.

“Não fizemos politizações no primeiro mandato e não faremos no segundo também”, disse Azambuja, justificando os nomes. “O critério de escolha do novo secretariado e de pessoas qualificadas com perfil de fazer gestão pública, transformar recursos públicos em políticas públicas”, completou.