Na tarde desta terça-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 1.100 quilos de agrotóxicos de origem estrangeira durante uma fiscalização na BR-487, em Alto Paraíso (PR), na divisa com o Mato Grosso do Sul.
O produto apreendido, tiametoxam, está proibido no Brasil desde 2024 pelo Ibama devido ao seu alto risco de morte para insetos polinizadores, o que pode afetar a cadeia alimentar.
Por volta das 15h20, a equipe da PRF abordou um caminhão que circulava pela rodovia. Durante a fiscalização, o motorista informou que transportava produtos sem a documentação regular.
Ao verificar o compartimento de carga, os policiais encontraram uma grande quantidade de agrotóxicos sem registro e sem o devido desembaraço aduaneiro, configurando o crime de contrabando.
O condutor revelou que foi contratado para transportar a mercadoria ilícita do Mato Grosso do Sul para o Paraná. Ele foi preso e levado à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra (PR). O caminhão e os produtos apreendidos foram encaminhados à Receita Federal.
