Polícia vasculha na fronteira casas de câmbio por lavagem de dinheiro de narcotraficante

Os agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) vasculharam, ao longo do dia de ontem (22), nas casas de câmbio Fe Câmbios S/A e Panorama Câmbios S/A, ambas localizadas na Rua Marechal Solano López, em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), por suspeita de lavagem de dinheiro para a organização comandada pelo narcotraficante Miguel Ángel Servin, responsável em mandar toneladas de cocaína para a Europa e Ásia.

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Pedro Juan Caballero e Asunción, capital do Paraguai. As ações envolvendo equipes da Senad e do Ministério Público do Paraguai fizeram parte da “Operação Belia”, deflagrada em outubro do ano passado e que culminou na prisão de Miguel Ángel Servin. Oriundo de Pedro Juan Caballero, onde começou a vida adulta trabalhando como vendedor de celulares, Miguel Servin foi apontado como o dono de três grandes carregamentos de cocaína apreendidos nos últimos meses – 2.331 quilos enviados para Israel, 575 quilos destinados a Portugal e 3.406 quilos apreendidos no porto de Antuérpia, na Bélgica.

Conforme a Senad, a prisão de Miguel Servín, em outubro de 2021, foi resultado de exaustiva investigação que durou anos. Ele era investigado pela agência paraguaia desde 2010 e há indícios da associação dele com a facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital) para envio de cocaína para os continentes europeu e asiático. Em agosto do ano passado, o irmão de Miguel Servín, Dênis Osvaldo Servín Palácios, 42 anos, foi executado com 30 tiros de fuzil logo após sair de festa com a presença do DJ Guuga em Ponta Porã.