Polícia encontra destroços de avião e descobre pistas clandestinas em fazenda de Pavão no Paraguai

Preso desde 28 de janeiro no Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande de Norte, depois de ser extraditado do Paraguai, o traficante brasileiro Jarvis Chimenes Pavão continua envolvido com o tráfico de drogas. Nesta sexta-feira (16), a Polícia do Paraguai encontrou, em uma área arborizada da Fazenda “Cuatro Filhos”, de propriedade do brasileiro e que está localizada na região de Yby Yaú, no Departamento de Concepción, os destroços de um avião de pequeno porte utilizado pelos traficantes para o transporte de maconha e cocaína para o Brasil e países vizinhos.

Segundo a Polícia, a descoberta da aeronave acidentada comprovam as suspeitas de que as duas pistas clandestinas de pousos localizadas dentro da propriedade rural do ex-chefão do tráfico no país vizinho continuam sendo usadas pelas organizações criminosas para o tráfico de drogas. Agora, a dúvida das autoridades é se o grupo de Jarvis Pavão ainda continua controlando o tráfico na região de fronteira ou se outro grupo tomou o controle e vem utilizando a estrutura deixada pelo brasileiro.

A aeronave destruída é um Cessna de cor branca com a matrícula paraguaia ZP-BIT e foi encontrada às 17 horas de ontem (16) em uma colina localizada no fim da divisa da Fazenda “Cuatro Filhos”, que pertence a Jarvis Chimenes Pavão, localizada em Yby Yaú, no Departamento de Concepción. A descoberta ocorreu depois que os moradores da área informaram à 7ª Delegacia de Polícia do Paraguai que um avião tinha caído nas imediações da colina de Memby, no período da manhã de sexta-feira.

O diretor da Polícia de Concepción, comissário-chefe Abilio Lezcano, completa que o avião estava de cabeça para baixo quando foi encontrado pelas autoridades paraguaias após um sobrevoo utilizando um helicóptero pertencente à Polícia Nacional. Ainda durante o voo, os policiais detectaram as duas pistas clandestinas no fundo da Fazenda “Cuatro Filhos”, sendo que já em terra firme eles tiveram condições de constatar que não tinha mais carga ou pessoa ferida nos destroços da aeronave.

Um ponto impressionante verificado pelos policiais é que, na área do acidente, tinham vestígios de máquinas pesadas e que os assentos do avião estavam separados de sua estrutura. Por isso, eles suspeitam que a aeronave poderia ter caído em outro lugar próximo e que os traficantes de drogas a levaram até a montanha para escondê-la das autoridades.