PF e Polícia do Paraguai prendem principal fornecedor de armas e drogas ao Comando Vermelho

Com apoio da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai), policiais federais participaram, na madrugada de ontem (2), da “Operação Conexão Sombra”, que capturou um dos principais fornecedores de drogas e armas para a facção criminosa brasileira Comando Vermelho, do Rio de Janeiro. Trata-se de Rodrigo Araújo de Abreu, 37 anos, mais conhecido como “Codó” ou “Bola”.

 

Durante a madrugada, os agentes da Senad, com apoio da inteligência da PF, localizaram uma residência em Capitán Bado, cidade paraguaia que faz fronteira com Coronel Sapucaia (MS), onde estariam um grupo de pessoas suspeitas de praticarem sequestros no país vizinho.

 

Na residência foram encontradas 13 pessoas, sendo dez brasileiros e três paraguaios, com armas, munições, rádios comunicadores, celulares e até uma tornozeleira eletrônica. Entre os detidos foi identificado um dos principais fornecedores de drogas e armas ao Comando Vermelho, o “Codó”, que estava utilizando documento falso em nome de André Gomes Bezerra, que morreu em 2019.

 

Ele é foragido da Justiça do Mato Grosso após ser condenado por tráfico internacional de drogas e responde pelo crime de homicídio. Na operação, ainda foi localizado outro foragido da Justiça do Mato Grosso, condenado por roubo e violência doméstica, cujo nome não foi revelado. Além das condenações, o foragido possui longa ficha criminal, respondendo por diversos crimes dentre eles estupro, furto, ameaça dentre outros.

 

Os dois brasileiros foram extraditados para o Brasil na tarde de ontem, sob forte aparato policial, sendo entregues, pelas autoridades paraguaias, para a Polícia Federal na aduana da Ponte Internacional da Amizade. Ambos serão encaminhados para unidades prisionais para o cumprimento de suas penas e dos mandados de prisões pendentes.

 

A “Operação Conexão Sombra” foi mais um trabalho conjunto no âmbito do *Comando Tripartite, que é cooperação internacional entre as polícias do Brasil, Paraguai e Argentina*. A operação foi executada pelo Comando Tripartite do Paraguai com apoio da inteligência da Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR).