Os Names não poupam ninguém! “De picolezeiro a governador”. Veja a decisão judicial na íntegra!

Jamil Name, o filho e Fuhad Jamil

Decisão dr marcelo ivo autorizando Ormetà

 

O Blog do Nélio obteve uma cópia dos autos com as medidas investigatórias sobre a organização criminosa que culminaram com a realização, durante todo o dia de ontem (27), da “Operação Omertà” e que resultou nas prisões do controlador do “jogo do bicho” em Mato Grosso do Sul, Jamil Name, e do filho dele, Jamil Name Filho, além de outras 17 pessoas, em Campo Grande (MS), bem como com as apreensões de armas de fogo, munições, aparelhos celulares (inclusive aqueles conhecidos popularmente como “bombinhas”), computadores, documentos e aproximadamente R$ 160 mil, além de cheques em nome de terceiros, conforme nota oficial divulgada pelas autoridades.

Um dos trechos mais importantes dos autos que levaram o juiz Marcelo Ivo de Oliveira a autorizar a realização da “Operação Omertà” traz o diálogo de Jamil Name Filho em que fala, dentre outras coisas, a Flávia Fontoura Marcon Name, que ele é o chefe do grupo de extermínio criado para executar e eliminar inimigos e desafetos da “Família Name”, seja por motivos de ordem profissional (negócios) ou mesmo pessoal, bem como ressalta que matarão da pessoa mais simples a mais importante dentro deste Estado da Federação, utilizando-se da seguinte frase: “Sai a maior matança da história do MS, de picolezeiro a governador”.

Para o MPE (Ministério Público Estadual), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), a frase demonstra “a altíssima periculosidade da organização criminosa liderada pela Família Name”. Por isso, foi decidido, com o apoio da Força-Tarefa da Polícia Civil, assistidos pelo Grupo de Repressão a Assaltos e Sequestros (Garras) e por policiais militares do Batalhão de Choque de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar, a realização da operação, que conseguiu cumprir 13 mandados de prisão preventiva, 10 de prisão temporária e 21 de busca e apreensão, tendo como foco o desbaratamento de organização criminosa voltada à prática dos crimes de milícia armada, porte ilegal de arma de fogo de uso proibido, homicídio, corrupção ativa e passiva, dentre outros.

As investigações do Gaeco tiveram início em abril deste ano e foram instauradas com o fim de apoiar os trabalhos de investigações sobre os homicídios de Ilson Martins Figueiredo, Orlando da Silva Fernandes e Matheus Coutinho Xavier, conduzidas pelo Garras desde 26 de abril de 2019 (Portaria DGPC/SEJUSP/MS n. 148). Desde então, as equipes do Gaeco e do Garras desenvolvem o trabalho em conjunto, o que propiciou, já em 19 de maio de 2019, na prisão de um dos integrantes da organização criminosa em poder de parte do armamento pertencente a esta organização, sendo 2 fuzis AK 47, 4 fuzis 556, 11 pistolas calibre 9 mm, dentre outros.

As diligências que culminaram na localização do armamento e na prisão do membro da organização responsável pela sua custódia e administração contaram também com o apoio do Choque. Foram presos até o momento 19 pessoas, dentre elas empresários, policiais civis, guardas municipais, militar da reserva do Exército, policial federal e funcionários de Jamil Name. O policial federal preso temporariamente na data de hoje teve seu mandado cumprido pela Polícia Federal, em apoio à atividade do Gaeco.

Sobre a escolha do nome para a operação, “Omertá”, conforme o MPE é um termo da língua napolitana que define um código de honra de organizações mafiosas do sul da Itália. Fundamenta-se em um forte sentido de família e em um voto de silêncio que impede cooperar com autoridades policiais ou judiciárias, seja em direta relação pessoal como quando fatos envolvem terceiros.

Durante todo o dia, os alvos da operação foram levados para a sede do Garras, em Campo Grande (MS), sendo que o último preso chegou às 18h22 ao local e não teve o nome divulgado. Ao longo da tarde a delegacia também foi visitada por advogados dos presos, todos em busca de informações sobre as prisões. O advogado Márcio Sadim chegou a levar colchões e objetos pessoas para o cliente, que não teve o nome divulgado.

A previsão é de que os presos preventivamente sejam transferidos para o Centro de Triagem de Campo Grande. Os alvos de prisão temporária serão levados para as celas da 3ª Delegacia de Polícia Civil e da Derf (Delegacia Especializada de Repressão ao Crimes de Roubo e Furto).

Envolvimento

Ainda consta nos autos, que, durante as investigações, foi possível demonstrar as participações se Alcinei Arantes da Silva, Alexandre Gonçalves Franzoloso, Andrison Correia, Eltom Pedro de Almeida, Elvir Elir Camargo Lima, Eronaldo Vieira da Silva, Euzébio de Jesus, Everaldo Monteiro de Assis, Flávio Narciso Morais da Silva, Frederico Maldonado Arruda, Igor Cunha de Souza, Jamil Name, Jamil Name Filho, Jose Moreira Freires, Juanil Miranda, Luis Fernando da Fonseca, Marcelo Rios, Márcio Cavalcanti da Silva, Rafael Antunes Vieira, Rafael Carmo Peixoto Ribeiro, Robert Vitor Kopetski, Rudney Machado Medeiros e Vladenilson Daniel Olmedo.

Verificou-se ainda que eles integram, cada um com sua função e com tarefas bem definidas, um núcleo de uma grandiosa organização criminosa que tem por finalidade cometer homicídios pelas mais variadas motivações. Além disso, os envolvidos formam um “verdadeiro grupo de extermínio, liderado por Jamil Name e Jamil Name Filho, que é extremamente organizado e aparelhado, contando para tanto com agentes treinados, muitos dos quais integram as forças de segurança do Estado (da ativa e aposentados), que praticam os homicídios qualificados por meio de planos elaborados, os quais são executados de maneira meticulosa e detalhada, visando sempre a impunidade e a demonstração de força e intimidação por parte de tal organização criminosa”.

Confira os nomes das pessoas que tiveram a prisão preventiva decretada:

  1. ALCINEI ARANTES DA SILVA
  2. ANDRISON CORREIA
  3. ELTOM PEDRO DE ALMEIDA
  4. FLÁVIO NARCISO MORAIS DA SILVA
  5. JAMIL NAME
  6. JAMIL NAME FILHO
  7. JOSÉ MOREIRA FREIRES
  8. JUANIL MIRANDA LIMA
  9. MARCELO RIOS
  10. MÁRCIO CAVALCANTI DA SILVA
  11. RAFAEL ANTUNES VIEIRA
  12. ROBERT VÍTOR KOPETSKI
  13. VLADENILSON DANIEL OLMEDO

Confira os nomes das pessoas que tiveram a prisão temporária decretada:

  1. ALEXANDRE GONÇALVES FRANZOLOSO
  2. ELVIS ELIR CAMARGO LIMA
  3. ERONALDO VIEIRA DA SILVA
  4. EUZÉBIO DE JESUS ARAUJO
  5. EVERALDO MONTEIRO DE ASSIS
  6. FREDERICO MALDONADO ARRUDA
  7. IGOR CUNHA DE SOUZA
  8. LUIS FERNANDO DA FONSECA
  9. RAFAEL CARMO PEIXOTO RIBEIRO
  10. RUDNEY MACHADO MEDEIROS

Confira a relação das pessoas que tiveram autorização de busca e apreensão domiciliar:

  1. ALCINEI ARANTES DA SILVA
  2. ALEXANDRE GONÇALVES FRANZOLOSO
  3. ANDRISON CORREIA
  4. ELTOM PEDRO DE ALMEIDA);
  5. ELIR CAMARGO LIMA
  6. ERONALDO VIEIRA DA SILVA
  7. EUZEBIO DE JESUS ARAUJO
  8. EVERALDO MONTEIRO DE ASSIS
  9. FREDERICO MALDONADO ARRUDA
  10. IGOR CUNHA DE SOUZA
  11. JAMIL NAME
  12. JAMIL NAME FILHO
  13. LUIZ FERNANDO DA FONSECA
  14. MÁRCIO CAVALCANTI DA SILVA
  15. RAFAEL ANTUNES VIEIRA
  16. RAFAEL CARMO PEIXOTO RIBEIRO
  17. RUDNEY MACHADO MEDEIROS
  18. VLADENILSON DANIEL OLMEDO
  19. ANDRISON CORREIA