O vereador Maicon Nogueira (PP), integrante da CPI do Ônibus, fez duras críticas aos veículos utilizados pelo Consórcio Guaicurus para fazer o transporte coletivo urbano em Campo Grande.
Conforme denúncia do parlamentar, além de estarem velhos, os ônibus do Consórcio Guaicurus circulam até com licenciamento atrasado.
“Identifiquei ônibus em flagrante estado de inconformidade documental. Encontrei ônibus rodando com licenciamento de 2023. Não estava no setor de ônibus encostado, eles já estavam limpos para sair juntos já com os primeiros motoristas”, disse Maicon Nogueira.
A primeira fiscalização aconteceu na garagem da Viação Cidade Morena, no Bairro Moreninhas, onde ficam aproximadamente 250 veículos. Além disso, existe uma garagem na Viação Campo Grande, na região do Ana Maria do Couto.
“Fazem inspeções durante as madrugadas e durante as madrugadas eles leem o diário de bordo”, apontou. Assim, explicou que todo motorista faz um diário das viagens acumuladas naquele período do dia.
“Tive a impressão de que existem ônibus com problemas recorrentes e eles atuam apenas com medidas paliativas. Ônibus que não têm mais condições de rodar”, destacou.
Então, registrou na CPI que o Consórcio dispõe de plantão 24h com mecânico, eletricista e até funileiro. “Pode ser uma medida legal, para reduzir gastos para não mandar em uma oficina especializada. Mas me chamou atenção um contingente de mais de 20 ônibus parados”, afirmou.
Conforme o vereador, são 10% dos veículos da garagem sem condições de rodar, que não recebem os primeiros socorros do Consórcio.
Vai vendo!!!