OAB/MS combate à corrupção e fim de privilégios

O combate à corrupção e o fim de privilégios voltaram a ser defendidos pelo presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul), Mansour Elias Karmouche, durante solenidade de entrega de carteira a 44 novos advogados e três estagiários realizada na semana passada na sede da Ordem em Campo Grande (MS).

“A nossa Ordem dos Advogados do Brasil é uma das entidades mais respeitadas desse país, que levantou e hasteou a bandeira contra a corrupção, pela ética pedindo o fim dos privilégios que tanto estragam nosso país”, pontuou Mansour Karmouche, destacando o papel da OAB na defesa da Constituição Federal.

“Fomos às ruas quando foi necessário e fizemos com que as pessoas tivessem consciência do momento que estamos vivendo. Não fomos às ruas por partido político, mas fomos às ruas para pedir o cumprimento das nossas leis, para que pessoas que desonram o mandato que lhes foram aferidos, respondessem nas urnas ou através do império da lei, aqueles crimes que cometeram”, pontuou o presidente da Ordem.

Ele aproveitou para pedir aos novos advogados e também para toda a sociedade que saibam aproveitar o momento que estamos vivendo. “Nós queremos que esse País dê certo, mas quando a gente pede que a lei seja para um ex-presidente da República, tem que valer também para o filho do outro presidente”, disse, sendo aplaudido pelos presentes.

“Existe um movimento orquestrado para fragilizar todas as instituições sérias desse país, contra o Poder Judiciário, contra Ministério Público, contra a Igreja e contra a OAB. Mas, quando colocam em dúvida as ações do Poder Judiciário, colocam em dúvida as ações dos advogados e de igual forma do Ministério Público. Tudo começa a ser colocado em cheque. Não é ser direita, nem de esquerda, é fazer valer a Constituição. É isso que nós, Ordem dos Advogados do Brasil, pedimos”, pontuou o advogado.

Mansour enfatiza que a OAB é uma defensora da sociedade e da cidadania e exemplifica: “Foi graças a OAB que nós tivemos a Diretas Já, a Lei da Ficha Limpa, e se hoje a gente pode de peito aberto cobrar das autoridades é graças esse papel que tivemos. Pedimos aqui impeachment, afastamentos de políticos, ações em defesa da sociedade como Plano Diretor, Taxa do Lixo e diversas outras ações”.

Ele complementou ainda citando sobre o cenário atual e fake news. “Essa instituição faz a defesa de pessoas que muitas vezes não tem voz, nem vez em lugar algum. Não se iludam com o que muitas vezes vocês recebem, criticando essa instituição, criticando o Poder Judiciário, o próprio Ministério Público e até a igreja”, ponderou.

Ao finalizar seu pronunciamento, o presidente destacou a importância do papel da Ordem dos Advogados do Brasil em uma expressão: “respeito às pessoas, respeito ao ser humano”. E explicou: “Nós precisamos sim fazer valer nossos direitos, nossas garantias para que tenhamos um país sério naquilo que todos nós sonhamos quando saímos de casa todos os dias: ter felicidade, família, pessoas que gostamos do nosso lado, emprego garantido e satisfação pessoal. Nossa instituição sobrevive disso, de humanidade. Vocês aqui juraram fazer a defesa dos direitos humanos acima de qualquer preço. Sejam muito bem-vindos, filhos e filhas da Ordem”.