“O que a gente pode fazer por você hoje?”. Não deixar o cliente na fila por quase 2 horas. Só isso!

Um dia sim e outro também as agências bancárias de Campo Grande (MS) deixam a desejar em ralação à demora nas filas de atendimento. Em dois dias a fiscalização, o Procon autuou duas agências do Banco Santander por desobediências repetidas ao Código de Defesa do Consumidor.

Na terça-feira (03), a equipe atendeu a reclamações de consumidores e flagrou demora excessiva para atendimento de clientes, tanto nos caixas como nas mesas na agência da Rua Marechal Candido Mariano Rondon, com a agravante de que, em mesas, não há registro eletrônico do termino do atendimento, o que é feito manualmente, quando solicitado pela pessoa que se sentiu prejudicada.

Além disso, a incidência de emissão de comprovantes em papel termossensível, continua bastante alta. Enquanto na primeira diligência da fiscalização houve demora de até uma hora e quatro minutos, quando a legislação determina que ocorra em 15 minutos.

Na ação realizada na quarta-feira (04), a demora chegou a uma hora e 48 minutos, na agência da Avenida Coronel Antonino, conforme registro na senha emitida às 14h04, tendo o atendimento se dado às 15h52, de acordo com anotação realizada à mão, o que é vedado pela lei. A emissão de comprovante em papel termossensível, foi outra irregularidade repetida.

A verdade é uma só, ou o Procon toma uma providência para valer em relação ao desrespeito praticado pelas agências bancárias de Campo Grande, ou esse problema vai continuar e, pior, deve até se agravar. O órgão de defesa do consumidor tem de partir para a próxima etapa, ou seja, aplicar uma multa pesada contra essas instituições financeiras para solucionar essa falha, pois, como bons brasileiros, o bolso continua sendo a parte mais sensível delas.