Nas duas últimas semanas número de denúncias de irregularidades nas eleições cresce 84% em MS

Nas duas últimas semanas, o volume de denúncias por irregularidades em propagandas eleitorais cresceu 84% em Mato Grosso do Sul, saltando de 160 no último dia 14 deste mês para 295 nesta quinta-feira (29). Em âmbito nacional, os números passaram de 12.445 para 28.211 no mesmo período, acréscimo de 126%.

Os dados são do aplicativo Pardal, portal de denúncias por irregularidades eleitorais. De acordo com a Justiça Eleitoral, os municípios com o maior número de denúncias no Estado são Campo Grande (139), Dourados (32) e Rio Brilhante (19), sendo que há duas semanas esses mesmos municípios tinham respectivamente 78, 17 e 16 registros.

Os municípios de Jardim (2), Aquidauana (1), Chapadão do Sul (1), Costa Rica (1), Aparecida do Taboado (1), Mundo Novo (5), Nova Andradina (1), Bandeirantes (2), Aral Moreira (3) e Naviraí (4), apareceram pela primeira vez na estatística.

Em esfera nacional, São Paulo lidera a estatística com 4.144 denúncias, o Estado é seguido por Pernambuco (3126) e Minas Gerais (3088). Conforme o aplicativo, as denúncias cadastradas no Portal, seguem para a Justiça Eleitoral, segundo o município informado sobre as irregularidades, com as apurações sobre a veracidade das denúncias competentes ao Ministério Público Eleitoral.

A plataforma permite denunciar compra de votos; abuso de poder econômico; abuso de poder político e uso da máquina pública para fins eleitorais; e uso indevido dos meios de comunicação social, práticas proibidas pela legislação eleitoral. Qualquer pessoa pode usar o app para fazer denúncias, sendo vedado o anonimato do denunciante.

Para realizar as denúncias, devem constar “obrigatoriamente, o nome e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cidadão que as encaminhou, bem como elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios, resguardados à/ao denunciante o sigilo de suas informações pessoais, sendo assegurada a confidencialidade da sua identidade.

Vai vendo!!!