Name teria sido intubado em hospital de Mossoró depois de contrair Covid-19. Agora complicou!

O empresário campo-grandense Jamil Name, 82 anos, que está preso desde o dia 27 de setembro de 2019 sob a acusação de chefiar milícia armada responsável por inúmeras execuções em Campo Grande (MS), está internado em hospital de Mossoró (RN), depois de testar positivo para Covid-19. De acordo com a defesa do octogenário, ele está intubado em razão da gravidade de seu estado de saúde.

Segundo o site Campo Grande News, Jamil Name foi internado no dia 31 de maio pela administração da Penitenciária Federal de Mossoró, onde ele está desde outubro de 2019. A equipe médica do presídio solicitou a compra de antibiótico para o detento, via e-mail, além de pedir informação sobre a existência ou não de plano de saúde pessoal.

Na mesma data, por volta de 17h30, foi dada a confirmação de que Jamil Name havia testado positivo para a Covid-19. “Considerando a gravidade dos fatos, em razão da idade (82 anos) e diversas comorbidades (hipertensão, diabetes e outras) e não existindo atendimento médico adequado na Unidade Prisional a própria administração penitenciária encaminhou Jamil Name com urgência para uma UPA, onde chegou em estado crítico, com baixa saturação de oxigênio no sangue, precisando fazer uso imediato de oxigênio”, segue a nota.

Conforme descrito, logo foi requisitada vaga em UTI. Como não havia disponibilidade em hospitais públicos, Jamil Name foi levado para instituição privada. Isso levou 4 horas, conforme o comunicado da defesa. Diante da situação, afirma o defensor Tiago Bunning, foi feito novo pedido de habeas corpus ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) pedindo autorização para o réu ser transferido a unidade de referência para a Covid-19 e ainda a concessão da prisão domiciliar. Jamil Name foi vacinado com as duas doses contra o novo coronavírus, mas, mesmo assim, acabou contaminado pela doença.