Mesmo após apelo das autoridades de saúde, fronteira do Paraguai vai continuar aberta

Após reunião entre ministros e o presidente do Paraguai, Mário Benítez, ficou definido que a fronteira do país vizinho com o Brasil continuará aberta durante as férias de fim de ano. O ministro das Relações Exteriores, Federico Gonzalés, afirmou que tudo continuará igual na fronteira com o Brasil, pois ele considera que a fronteira aberta gerou resultados bons até o momento.

“As infecções no Alto Paraná não dispararam, a princípio não haverá mudanças desde que houvesse responsabilidade dos cidadãos”, comentou Federico Gonzáles, citando também a fronteira do Paraguai com a Argentina. O posicionamento do Governo contraria apelo feito pelas autoridades sanitárias do Departamento de Amambay, que pediu para que a fronteira com Mato Grosso do Sul fosse fechada para evitar o contágio pela Covid-19.

“Considerando que nosso sistema sanitário está saturado e já temos a precariedade para o atendimento da população, corremos o risco de retornar à fase zero, bem como a fronteira poderia ser novamente fechada, o que acarretaria sérios prejuízos econômicos e sociais […]. A Administração Municipal, a Câmara Municipal e a Região de Saúde IXXX, fazem um apelo à população em função do aumento do contágio da Covid-19. Pedimos o cumprimento do distanciamento social, uso do álcool em gel, aglomerações em locais públicos e privados sejam evitados”, traz o documento.