Lojas da Magazine Luiza e Gazin são denunciadas por poluição sonora no centro da Capital. Aí não pode!

Duas lojas das redes varejistas Magazine Luiza e Gazin, localizadas na Rua Dom Aquino, entre as ruas 14 de Julho e Calógeras, estão sendo investigadas por poluição sonora na região central de Campo Grande. Os estabelecimentos foram denunciados pela moradora Flávia Laís, que relatou dificuldades para manter a rotina devido ao barulho constante dos dois estabelecimentos comerciais.

A denúncia, registrada na Ouvidoria do MPE (Ministério Público Estadual) resultou na abertura de um processo pela 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. Conforme Flávia Laís, houveram diversas tentativas em conversar com os gerentes das duas lojas para resolver o problema, entretanto, os responsáveis diminuíram o volume no dia, mas no outro o som voltava alto novamente.

Ainda de acordo com ela, os estabelecimentos funcionam das 9h às 18h30 com caixas de som voltadas para a rua e locutores nos fins de semana, emitindo som acima dos limites permitidos e causando transtornos a moradores de prédios vizinhos, especialmente pela ausência de isolamento acústico.

Para embasar a reclamação, foi encaminhado também 17 vídeos gravados de dentro de seu apartamento. Por fim, registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil e uma queixa formal na Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Mesmo após ações de fiscalização da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), que em 2024 vistoriou 38 estabelecimentos e distribuiu comunicados sobre a legislação de poluição sonora, os problemas persistem. A Planurb não respondeu ao último ofício do MPE, cujo prazo venceu em 14 de julho de 2025.

Diante disso, a Promotoria evoluiu o caso para um Procedimento Administrativo, com o objetivo de acompanhar a atuação do município, responsável pela fiscalização e sanções. Até o momento, não há informações de que Magazine Luiza ou Gazin tenham adotado medidas para corrigir as irregularidades.