A Carreta da Justiça, unidade móvel do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), retoma os atendimentos no interior do Estado a partir desta segunda-feira (19). O primeiro município contemplado em 2026 será Alcinópolis, que receberá os serviços nos dias 19 e 20 de janeiro.
Com a iniciativa, todos os municípios sul-mato-grossenses passam, na prática, a contar com atendimento de uma comarca. Enquanto as 24 novas comarcas ainda não são oficialmente instaladas, a população dessas cidades é assistida pela Carreta da Justiça, que integra o programa “Judiciário em Movimento”.
O projeto leva o Judiciário a localidades onde ele nunca esteve, garantindo acesso local aos serviços e evitando que os cidadãos precisem se deslocar até grandes centros urbanos. A população pode conferir os serviços oferecidos e o calendário de atendimento ao longo das jornadas da carreta.
A unidade de Justiça Itinerante possui jurisdição em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e competência para apreciar e julgar ações de natureza cível, criminal e dos juizados especiais, distribuídas durante os atendimentos. O acesso é facultativo ao interessado e todos os serviços são prestados gratuitamente.
Estrutura itinerante
A carreta funciona como um fórum móvel, com 44 metros quadrados de área. O espaço é equipado com gabinete do juiz, sala para promotor de Justiça, defensor público, sanitário, pequena copa e uma varanda frontal destinada à recepção do público.
