Governo alerta que 1.091 famílias podem ter o Bolsa Família cancelado neste mês na Capital

Brasília (DF) -- Novo cartão Bolsa Família 2023. Foto: MDAS/Divulgação

O Governo Federal realizou alterações e estabeleceu novos documentos que devem ser apresentados pelas famílias que precisam atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico) e, em Campo Grande, caso não seja atualizado a tempo, 1.091 famílias podem ter o benefício do Programa Bolsa Família cancelado.

 

Atualmente, de acordo com dados de abril, 191.988 famílias estão cadastradas no CadÚnico na Capital. Além disso, 21.979 famílias compostas por uma pessoa estão em averiguação e têm prazos específicos para atualizarem ou terão repercussão nos benefícios como Programa Bolsa Família e Tarifa Social de Energia Elétrica.

 

Com as novas mudanças estabelecidas pelo Governo Federal, passam a ser obrigatórios o documento com foto do responsável pela unidade familiar e o comprovante/declaração de residência, que deverão ser apresentados junto com os documentos de identificação de todos os componentes familiares.

 

As mudanças melhoram a qualidade das informações registradas, pois vai proporcionar que os benefícios e programas sociais alcancem com precisão as famílias que de fato necessitam.

 

De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, ações estão sendo tomadas para divulgar e reforçar as informações, como visitas de técnicos do CadÚnico às famílias, ações em comunidades indígenas e em localidades onde residem usuários com dificuldade de locomoção até os Cras e capacitações com os entrevistadores.

 

Outro ajuste importante foi no procedimento de cadastramento ou atualização cadastral de famílias compostas por uma única pessoa, que, além dos documentos obrigatórios, também deverão assinar termo de responsabilidade específico, se comprometendo com a veracidade das informações prestadas ao CadÚnico, evitando assim que pessoas da mesma família recebam mais de um benefício.