Um exemplo encontrado é o das almofadas Damata, que ostenta etiqueta anunciando que o preço seria reduzido de R$ 12,99 para R$ 9,99, entretanto ao se dirigir ao caixa o preço cobrado era o inicial, ou seja, R$ 12,99. Outro caso foi em relação ao travesseiro Altenburg, cujo preço normal anunciado é de R$ 15,99, mas poderia ser pago R$ 12,99, porém, igual ao anterior, chegando ao caixa o desconto não era aplicado.
Para verificação da veracidade da denúncia, equipe de fiscalização do Procon esteve na unidade das Pernambucanas localizada no Shopping Campo Grande e, na amostragem, verificaram, também, outro produto, a toalha de piso Dohler anunciada por R$ 19,99, mas que, com desconto, o valor a ser pago era de R$ 17,99, porém, na realidade esse decréscimo no preço não era praticado.
O estabelecimento comercial, no entanto, imprimiu na etiqueta em letras diminutas, ou seja, sem o mesmo destaque dos preços e que, por consequência, não chamavam a atenção, a justificativa de que os descontos estavam condicionados a ativação do cupom no APP ou totem. Essa condicionante não era do conhecimento dos consumidores, que, para terem o direito, necessitam do auxílio de um funcionário para cadastrar o seu CPF no totem antes de se dirigirem ao caixa.