Segundo a Agepen-MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), as saídas temporárias seguem as portarias da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande. O período de liberação é das 7 horas do dia 24 (quinta-feira) até às 17 horas do dia 26 (sábado) para os liberados no Natal, e das 7 horas do dia 31 (quinta-feira) até às 17 horas do dia 2 de janeiro de 2021 para o ano novo.
Na Capital, o total é de 23 internas do regime semiaberto do Estabelecimento Penal Feminino, sendo que 12 delas serão liberadas no Natal e as outras 11 no ano novo. Já no semiaberto do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira o total é de 340 internos, 190 no Natal e 150 no ano novo.
Para os internos da Casa do Albergado, os 92 do regime semiaberto sairão às 7h do dia 24 e retornarão apenas às 17h do dia 2 de janeiro. Já no interior, em Dourados a saída deste ano não foi concedida pela Justiça. Nas demais cidades, os custodiados em regimes semiaberto e aberto estão em prisão domiciliar, por determinação da Vara Penal do Interior (VEPIn).
A Agepen ainda informou que a saída temporária está prevista no Artigo nº 122 da Lei de Execução Penal e não beneficia presos em regime fechado. No entanto, muitos desses internos aproveitam a data para cometer pequenos delitos e outros nunca mais regressam para os presídios.
Vai vendo!!!