Segundo o Concen-MS (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS), com a antecipação do fim da bandeira de escassez hídrica para o dia 15 de abril, o processo do reajuste tarifário da energia será definido na próxima semana e a expectativa é de que o aumento seja de, pelo menos, 10%.
A princípio, a data para o reajuste seria 5 de abril, mas foi adiada para 30 deste mesmo mês, dia em que acabaria a vigência da bandeira. No entanto, o Ministério de Minas e Energia decidiu adiantar a data, sendo que o motivo da primeira prorrogação foi justamente para que os usuários não tivessemdois impactos na mesma conta.
No ano passado, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Com isso, para garantir energia elétrica para a população, o governo federal precisou tomar algumas medidas, como comprar energia. No entanto, com as chuvas, os reservatórios estão mais cheios e o risco de falta de energia não está mais sendo discutido.
Com isso, os consumidores terão menos R$ 14,20 por cada kWh de energia consumida. Em contrapartida, poderão ter o aumento esperado em dois dígitos. A perspectiva é de bandeira verde até o fim do ano.