Em alerta! Número de mortes por dengue no Estado já chega a 16 somente neste ano, e pode piorar!

Dados do boletim epidemiológico divulgados ontem (12) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) revelam que Mato Grosso do Sul já tem 12.993 casos confirmados de dengue e 16 mortes em decorrência da doença de 1º de janeiro até 12 de abril deste ano.

Os dados ainda mostram que o número de casos prováveis de dengue passa dos 26 mil em Mato Grosso do Sul e ainda há outras seis mortes em investigação. Com isso, os números de 2023 já ultrapassam o total de confirmados e mortes de 2021.

Atualmente, 63 municípios estão em alta incidência para a dengue, sendo Antônio João, Bodoquena e Alcinópolis os casos mais graves. Do total de 16 óbitos no Estado por dengue em 2023, quatro foram neste mês de abril, oito no mês de março, sendo, até o momento, o mais letal da doença em Mato Grosso do Sul, enquanto em fevereiro foram três óbitos e, em janeiro, apenas um.

As últimas mortes confirmadas foram de uma adolescente de 17 anos, morador de Ribas do Rio Pardo e que morreu no mesmo dia em que os sintomas começaram. Um homem de 46 anos e com histórico de doença autoimune é a outra morte por dengue, sendo que ele morava em Brasilândia.

Um homem de 59 anos e que tinha diabetes foi mais um óbito por dengue em Ivinhema, enquanto em Dourados uma mulher de 81 anos morreu em decorrência da doença, sendo que ela tinha hipertensão arterial.