Detran revela que 216 mil proprietários de veículos estão com licenciamento vencido em MS

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) notificou, ontem (5), 216.437 proprietários de veículos com débitos de licenciamento veicular em atraso. Eles têm prazo de 30 dias para regularização antes do envio dos débitos para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e início do processo de inscrição na dívida ativa.

Em janeiro, 205,2 mil proprietários residentes em área urbana foram notificados via carta simples com a descrição dos débitos e código de barras para pagamento até 29 de fevereiro, mas apenas 3% desses proprietários regularizaram, parte ou a totalidade dos débitos no período.

Agora, na etapa de cobrança via edital, a notificação inclui também os proprietários com endereços rurais, que não haviam sido notificados antes. Considerando os três exercícios, 2019, 2020 e 2021, que estão sendo cobrados, o valor total devido por veículo é de R$ 854,10.

A contar de hoje, os proprietários têm até o dia 5 de abril para emitir e pagar uma guia única de arrecadação no Portal de Serviços Meu Detran ou buscar uma das agências do Detran-MS, onde poderá optar inclusive pelo parcelamento desses débitos em até 12 vezes no cartão.

O Detran-MS alerta que depois do dia 5 de abril, será feito o bloqueio dos débitos, não havendo mais a possibilidade de consulta ou emissão de guia pelas ferramentas disponibilizadas pelo órgão. Finalizado este prazo, os dados serão enviados para a PGE que dará início ao processo de inscrição em dívida ativa.

A cobrança está prevista na Portaria Normativa do Detran-MS n° 155/2023, regulamentada a partir de auditoria da Controladoria Geral do Estado (CGE) que mostrou inadimplência de 50% no pagamento das taxas anuais de licenciamento dos últimos 5 anos no Estado. O Detran disponibiliza a Central de Informações do Detran-MS, nos números 154 (Capital) e 3368-0500 (interior), para sanar dúvidas.

O Detran-MS reforçou ainda que circular em via pública com veículo não licenciado configura infração gravíssima. Se o veículo for abordado em uma fiscalização de trânsito e o agente constatar que esse veículo está com o licenciamento vencido, é passível de infração de natureza gravíssima, 7 pontos na carteira, multa no valor de R$ 293,47 e medida administrativa de remoção do veículo ao pátio.