A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul prendeu, nesta sexta-feira (13), um homem suspeito de integrar uma quadrilha especializada no furto de caminhonetes Toyota Hilux em Campo Grande. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Defurv), após investigação que apontou a repetição do mesmo modo de atuação em diferentes crimes.
Segundo a corporação, ao menos três furtos foram registrados nos últimos cinco dias antes da prisão, todos com características semelhantes e ocorridos na área urbana da Capital. Imagens de câmeras de monitoramento ajudaram a identificar o padrão da ação criminosa, mostrando um homem usando máscara, camiseta e boné pretos enquanto se aproximava dos veículos.
Em um dos casos, a última caminhonete foi levada por volta das 12h21 de sexta-feira (13), próximo ao horário do almoço.
Investigação e prisão
De acordo com nota da Polícia Civil, diligências permitiram identificar o suspeito, apontado pelas iniciais V.H.D.S., além do veículo que teria sido utilizado para dar suporte aos furtos. Ele foi localizado e preso em um condomínio residencial nas proximidades da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
No local, os policiais recuperaram duas caminhonetes furtadas recentemente. Para a Defurv, a apreensão reforça a ligação direta do investigado com a sequência de crimes registrados na Capital.
As investigações continuam e indicam que o suspeito não é natural de Mato Grosso do Sul, tendo vindo de outro estado com o objetivo específico de praticar furtos em série.
Destino dos veículos
Conforme apurado, as caminhonetes seriam destinadas a uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas. O preso seria responsável por furtar as Toyota Hilux e mantê-las em locais considerados seguros até que outros integrantes do grupo providenciassem o transporte.
Posteriormente, os veículos eram encaminhados para regiões de fronteira do Estado, como Ponta Porã, no extremo sul, ou até mesmo para a fronteira com a Bolívia.
