Depois de sites, Capitão blá-blá-blá tenta censurar blog e acaba recebendo revés da Justiça

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) negou mais uma tentativa do candidato a governador pelo PRTB, deputado estadual Capitão Contar, de censurar material jornalístico durante a campanha eleitoral no Estado. A assessoria jurídica da “Coligação Mudança de Verdade”, composta pelos partidos PRTB e AVANTE, acionou a Justiça Eleitoral contra as matérias publicadas pelo Blog do Nélio, mas sofreu um novo revés, pois a defesa do Capitão Contar tentou transformar em fake news as reportagens apuradas cuidadosamente, bem como documentadas.

O juiz-auxiliar, desembargador Vladimir Abreu da Silva, rejeitou o pedido de retirar as reportagens do ar, argumentando que não há inverdades nas matérias publicadas pelo Blog do Nélio, que foi acusado de prática de propaganda eleitoral irregular. “O exame das reportagens impugnadas indica que, embora desfavoráveis à imagem o candidato, não ostentam conteúdos dotados de elementos suficientes à configuração de qualquer transgressão comunicativa, uma vez que não se depara com inverdade inconsistente e patente, mas mera interpretação e narração de fatos, aos quais os jornalistas, eventualmente, tiveram acesso”, traz decisão do magistrado.

Trata-se da terceira derrota do Capitão Contar na tentativa de barrar matérias jornalísticas na imprensa estadual durante a campanha eleitoral. A “Coligação Mudança de Verdade” acionou pela primeira vez o TRE-MS contra o jornal Correio do Estado, tentando censurar outra reportagem, e a decisão do juiz eleitoral José Eduardo Chemin Cury também foi de rejeitar o pedido de retirada do conteúdo. Depois, pela segunda vez, recorreu à Justiça Eleitoral contra matéria publicada pelo site Campo Grande News, que também foi rejeitada pelo juiz-auxiliar, desembargador Vladimir Abreu da Silva, e, agora, pela terceira vez ele busca do mesmo artifício contra o Blog do Nélio, sofrendo mais uma derrota.

Vai vendo!!!