Depois da cerca de arame “transponível”, barreira humana tenta barrar Covid-19. Dá pra acreditar?

Depois que um vídeo viralizou na Internet mostrando que a cerca de arame feita pelas autoridades paraguaias para impedir o trânsito de pessoas e veículos de Ponta Porã (MS) para Pedro Juan Caballero (PY) era para inglês ver e não estava impedindo ninguém de cruzar a fronteira, a Polícia Nacional do Paraguai resolveu apelar e reforçou o controle com barreira humana no início da tarde de ontem (3).

Segundo as autoridades do país vizinho, a barreira humana formada por policiais paraguaios é para cumprir a quarentena total por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã. O novo decreto assinado pelo presidente Mario Abdo Benítez com medidas ainda mais duras para garantir o isolamento foi publicado por volta das 12 horas de ontem.

A ordem é tolerância zero para acabar com a circulação de pessoas nas ruas, que tem aumentado nos últimos dias nas principais cidades paraguaias. O país vizinho está em quarentena total há 24 dias e até agora registrou 92 casos de Covid-19 com três mortes. A barreira humana é formada por pelo menos 200 metros e foi montada por policiais uniformizados na Avenida Doutor Francia, a poucos metros de Ponta Porã, para impedir a entrada de brasileiros.

Patrulhas percorrem os bairros para orientar os moradores a não saírem de casa. “#QuedateEmCasa” é a campanha feita pelo governo nacional. Desde às 14h de ontem cidadãos paraguaios encontrados nas ruas sem necessidade serão presos, carro apreendido e além do processo criminal serão multados de R$ 3 mil a R$ 30 mil.

Quem estiver circulando por motivo de trabalho precisa apresentar documento comprovando essa condição. Além disso, várias patrulhas percorrerem os bairros da cidade e pedem que as pessoas não saiam de casa. Será que agora a coisa vai funcionar? Veremos nos próximos capítulos…