Debaixo de “bala”, avião carregado com 500 quilos de cocaína é interceptado pela FAB

Dois caças A-29 Super-Tucano, da FAB (Força Aérea Brasileira), abateram, na tarde de ontem (03), no espaço aéreo de Mato Grosso do Sul, um avião de pequeno porte que fazia voo clandestino, vindo, provavelmente, da Bolívia, carregado com 500 quilos de cocaína. A aeronave entrou no espaço aéreo sem autorização e, por isso, os caças empregados no monitoramento de voo foram interceptar o avião.

Para proteger o espaço aéreo, os pilotos de defesa iniciaram o protocolo de medidas de policiamento e tentaram interrogar o piloto, porém não tiveram nenhuma resposta. Com as tentativas de contato frustradas, a aeronave foi enquadrada no Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004, considerada suspeita pelos pilotos de defesa aérea.

Novamente, a FAB, por meio de rádio, ordenou que fosse modificada a rota da aeronave suspeita e determinou ainda o pouso obrigatório no Aeródromo. A nova tentativa foi sem sucesso e o piloto da aeronave suspeita não obedeceu ao comando dos pilotos militares.

Por isso, a Força Aérea fez o primeiro tiro de aviso. Mesmo assim, o piloto da aeronave de pequeno porte não desceu. A atitude suspeita levou os pilotos dos caças A-29 Super-Tucano a efetuar tiros de detenção. Sem plano de voo, o avião de pequeno porte passou a trafegar na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Após os tiros, o pouso forçado só ocorreu em São Paulo entre os municípios de Jales e Pontalinda. Acionada a Polícia Federal adotou Medidas de Controle de Solo (MCS) e saiu em busca do piloto e possíveis tripulantes da aeronave. De acordo com a nota da FAB, duas pessoas fugiram para não serem presas pelos policiais federais. A aeronave foi inspecionada e foram encontrados 500 quilos de pasta base de cocaína.

O Comae (Comando de Operações Aeroespaciais) da FAB relatou que a aeronave foi encontrada por radares que identificaram a permanência em espaço aéreo brasileiro. Mesmo que os pilotos de defesa aérea tentassem contato, o avião de pequeno porte não respondeu aos comandos, descumprindo as medidas de policiamento, o que foi considerado “hostil” pelos pilotos da FAB.

Em nota à imprensa, a FAB informou que a ação faz parte da Operação Ostium, para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal. “A FAB trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro. Essa ação mostra que o Sistema de Defesa Aérea do Brasil atua de forma permanente, 24 horas por dia, para garantir a soberania do País”, diz trecho da nota.