Como assim? TJMS exclui da lista de novos juízes delegado de Ponta Porã afastado por corrupção

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) excluiu o nome do delegado de Polícia Civil Patrick Linares da Costa da lista de juízes substitutos que vão tomar posse nesta quarta-feira (27) e foram aprovados em concurso público feito em 2021. Até segunda-feira (25), ele era o delegado-titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã e foi afastado da função por decisão judicial após ser deflagrada a “Operação Codicia”, que investiga a corrupção entre agentes de segurança pública no município de fronteira com o Paraguai.

Patrick da Costa está entre os investigados de um esquema que incluía a cobrança de resgate para liberar veículos apreendidos até o desvio de drogas armazenadas na delegacia da cidade fronteiriça ao Paraguai. O nome dele estava entre os 28 aprovados no concurso do ano passado e, desses, 14 tomaram posse em setembro de 2021 e os outros 14 nesta quarta-feira (27).

O TJMS não respondeu se daria ou não posse ao delegado investigado, mas, a versão eletrônica do Diário da Justiça de hoje traz a nomeação de 13 juízes, excluindo o nome do delegado. Patrick da Costa é delegado da Polícia Civil desde 2014, com salário em torno de R$ 24 mil, enquanto no Poder Judiciário o vencimento mensal inicial de um juiz é próximo dos R$ 27 mil. Com informações do site Primeira Página