Comitê Gestor do Prosseguir divulga 1º relatório da situação dos municípios no combate ao Covid-19

O Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) divulgou nesta quinta-feira (16), o 1º relatório situacional dos municípios de Mato Grosso do Sul, que traz as atividades econômicas por faixa de risco e as recomendações de ações integradas para cada cidade. Baseado em dados, o Programa disponibiliza informações e indicadores capazes de nortear os diversos agentes da sociedade, principalmente os entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.

 

Semanalmente, os prefeitos receberão um relatório completo da análise situacional, descrição dos indicadores e recomendações baseadas nos parâmetros da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). Para que seja eficaz, o Prosseguir demanda da colaboração de todos, pois todas as ações recomendadas são de responsabilidade conjunta com o Estado. O objetivo é subsidiar os prefeitos na tomada de decisões, respeitando a autonomia dos municípios, sem nos eximir da responsabilidade de ações conjuntas.

 

O Programa tem como intuito preservar a manutenção das atividades econômicas em todo o Estado. A intenção em adotar parâmetros é justamente fazer a gestão da pandemia para que não seja necessário adotar medidas extremas como o lockdown. O mapa situacional das quatro macrorregiões de Saúde (Corumbá, Campo Grande, Três Lagoas e Dourados), referente à 28ª Semana Epidemiológica (de 05/07 a 11/07), apresenta 14 municípios no grau moderado (bandeira laranja), 59 no grau de risco elevado (bandeira vermelha) e seis no grau extremo (bandeira preta).

 

Os dez indicadores de saúde que definem o grau de risco dos municípios consideram a disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, fronteira ou divisa com estado que tenha aumento de casos e necessidade de expansão de leitos. Os Mapas Situacionais por grau de risco estão disponíveis no site www.coronavirus.ms.gov.br

.