Comerciantes paraguaios não esperam até dia 29 e já reabrem fronteira aos turistas. A coisa tava feia!

Os comerciantes de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), decidiram não esperar até a próxima terça-feira (29) e já reabriram a fronteira do Paraguai para os turistas de Mato Grosso do Sul. A intenção deles é reaquecer a economia da região o quanto antes, já que os empresários da cidade estão amargando prejuízos desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Desde o anúncio do Governo do Paraguai autorizando a reabertura da fronteira com o Brasil a partir do dia 29 de setembro, os comerciantes de Pedro Juan Caballero resolveram antecipar-se e, desde ontem (23), já estão atendendo os turistas sul-mato-grossenses, que estão com livre acesso para fazer compras nos estabelecimentos da cidade fronteiriça.

Os bloqueios instalados em março por militares da FTC (Força-Tarefa Conjunta) ainda existem em alguns pontos da linha internacional que separa as duas cidades, mas, em outros trechos da fronteira, o acesso está escancarado. Dezenas de carros com placas brasileiras podem ser vistos estacionados no conhecido setor de lojas de pneus, na Avenida Doutor Francia, a poucos metros da Rua 13 de Setembro, em Ponta Porã.

Mais perto do centro de Pedro Juan, onde ainda existem bloqueios feitos com pedaços de madeira e pneus velhos, o movimento de pessoas nas ruas e de carregadores de mercadorias também é visivelmente maior. Apesar do movimento maior verificado hoje nas lojas de Pedro Juan Caballero, o relaxamento do bloqueio da fronteira ocorre desde a semana passada.

O número de pessoas cruzando de um lado ao outro aumentou bastante após a redução do efetivo dos militares, designados para as buscas ao ex-vice-presidente paraguaio Óscar Denis, sequestrado há duas semanas por guerrilheiros do grupo terrorista EPP (Exército do Povo Paraguaio).

O empresário Felipe Cogorno Álvarez, um dos diretores do Grupo Cogorno, que é dono do Shopping China e do Planet Outlet, já convocou a maior parte dos seus funcionários para retornarem ao trabalho. “Estamos muito otimistas e queremos agradecer ao presidente do Paraguai pela decisão de reabrir a fronteira. Nós cumprimos o pedido dele, quando pediu para fecharmos há seis meses, e agora vamos reabrir, pois é a melhor saída para recuperarmos a nossa economia”, declarou ao jornal ABC Color.