Mesmo com 1,2 milhão de pessoas inadimplentes, Mato Grosso do Sul apresentou baixa adesão à nova edição do Feirão Limpa Nome, promovido pela Serasa em todo o País. Conforme levantamento da entidade, apenas 27 mil consumidores do Estado buscaram renegociar suas dívidas durante a campanha.
Do total de participantes, 15 mil são mulheres e 12 mil são homens, o que demonstra uma presença feminina mais expressiva na tentativa de recuperar o crédito. A liderança feminina também se repete nos acordos finalizados: foram 24,4 mil negociações concluídas por mulheres, contra 20 mil entre os homens — uma diferença de 29,3%, que evidencia o protagonismo delas na reorganização financeira.
“A liderança feminina nas negociações é um recorte importante, mas também precisamos destacar o movimento geral da população em busca do ‘nome limpo’. Se há recorde de inadimplência, também há recorde de acordos”, afirma Aline Maciel, diretora da Serasa. “Neste período, o Brasil registrou 3,1 milhões de acordos, 9% a mais do que no ano passado”, completa.
No cenário nacional, o Mapa da Inadimplência mostra equilíbrio entre os gêneros: 50,4% de devedoras e 49,6% de devedores, indicando que a diferença não está na quantidade de inadimplentes, mas na maior disposição feminina para negociar.
Mesmo com as condições especiais oferecidas — descontos que chegam a 99% em alguns casos —, o número de adesões em Mato Grosso do Sul é considerado baixo. Os 27 mil consumidores que renegociaram ou quitaram dívidas representam apenas 2,25% do total de inadimplentes no Estado.
De acordo com a Serasa, fatores como inflação acumulada, juros altos e perda de renda ajudam a explicar o resultado. “Muitos consumidores, mesmo interessados em negociar, não conseguem assumir novos compromissos de pagamento”, avaliam analistas da instituição.
A maior procura por renegociação veio do público entre 31 e 40 anos, responsável por 13,9 mil acordos, firmados por mais de 8 mil consumidores e com R$ 174 milhões em descontos concedidos — um dos maiores volumes já registrados pela Serasa no Estado.
Na sequência, estão os grupos de 26 a 30 anos, com 8,4 mil acordos, e de 18 a 25 anos, com 5,5 mil negociações, revelando que o endividamento atinge cada vez mais cedo a população sul-mato-grossense. Entre consumidores de 51 a 65 anos, foram 7,7 mil acordos, e entre os maiores de 65, pouco mais de 900 renegociações.
“Essa diversidade mostra que o endividamento é um desafio presente em todas as fases da vida. O Feirão Limpa Nome é uma oportunidade para que consumidores de todas as idades retomem o controle financeiro”, pontua Aline Maciel.
